Desenvolver as competências em leitura, escrita, interpretação de textos e habilidades de pesquisa, contribuindo para uma aprendizagem significativa foi o objetivo do Projeto Interdisciplinar “CEA e uma volta pelo Estado do Espírito Santo”, que foi desenvolvido com os alunos do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) durante os meses de outubro e novembro.
As atividades do projeto tiveram início nas aulas de Geografia, ministradas pela professora Telma Silva de Jesus Oliveira. “Conhecendo Vitória nossa capital” foi o tema de abertura do projeto, que teve como convidado o turismólogo Fábio Luiz de Oliveira Barros, gerente comercial na DNA Viagens e Turismo, que conversou com os alunos do CEA por videoconferência.
Também foram trabalhados outros temas envolvendo as disciplinas de Matemática (Economia do Espírito Santo, com o engenheiro mecânico Raul Marcos Mantovani Morellato); de Língua Portuguesa (análise das representações sociais de capixaba e o Estado do Espírito Santo) e de Arte (A tradição cultural do índio de Aracruz, com o mestre em língua indígena Jocelino da Silveira Quiezza); de Ciências (Esportes Paralímpicos, com o especialista em fisiologia do exercício Fairo Brasil).
Ainda foram abordados temas envolvendo as disciplinas de História (A imigração no Espírito Santo, com o membro da Itália Unita de Aracruz Rodolfo Sperancin Della Valentina); de Educação Física (Conhecendo e desvendando os atletas do Espírito Santo, com o jogador de futebol internacional Henrique Devens) e de OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo e de Inglês (Inglês e o mercado de trabalho).
Todas as lives foram acompanhadas pelos professores do CEA responsáveis pelas disciplinas que fazem parte do Projeto Interdisciplinar “CEA e uma volta pelo Estado do Espírito Santo”. Durante as palestras realizadas, de forma remota, os docentes respondiam às dúvidas e orientavam os alunos.
Veja abaixo a opinião dos professores do CEA sobre o projeto
“Percebi que este projeto muito contribuiu para o entendimento de alguns conceitos nas aulas de Geografia porque os alunos tiveram uma visão geográfica, cultural, econômica e histórica da nossa capital e ainda oportunizou a pesquisa, a leitura, comparação de paisagens antigas e atuais da ilha e finalmente a produção textual dos alunos. Tenho certeza que muito do que foi vivenciado neste projeto ficará na memória dos nossos alunos”. Telma Silva de Jesus Oliveira, professora de Geografia.
“A disciplina de Língua Portuguesa teve como principal objetivo de estudo a investigação do processo de identificação social por meio da análise das representações sociais de capixaba e o Estado do Espírito Santo para moradores do referido território através de textos informativos, poéticos e texto não verbais. Nesse contexto da intertextualidade o aluno produziu textos no qual ele demonstrou sua opinião sobre a cultura, turismo e o termo capixaba. O Espírito Santo foi representado por elementos que reforçam uma imagem positiva e as representações de Capixaba foi expressada pela relação dos indivíduos com a história e a cultura local”. Lidimara Soares Monteiro, professora de Língua Portuguesa.
“Este projeto proporcionou grandes descobertas sobre nosso Estado. Tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e nas aulas de Matemática os alunos aprenderam um pouco mais sobre o que é economia, como é constituído PIB capixaba, quais as áreas econômicas representam as exportações e importações no nosso estado. Depois desses estudos, enquanto professora, trabalhei a construção de gráficos de setores com os alunos, onde eles representaram o PIB e as exportações e importações do Espírito Santo, explorando conceitos como porcentagem, construção de ângulos, usos dos instrumentos de medição de ângulos. Foi muito enriquecedor, trabalharmos um tema tão próximo a nossa vida e por vezes pouco conhecido”. Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira, professora de Matemática.
“Nas aulas de Arte os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura indígena do Espírito Santo. Na ocasião, foi possível apresentar as origens dos indígenas de nossa região e sua situação atual, como também sua valorização. Pesquisas foram feitas sobre vários traços da cultura. Ainda neste projeto foi dado às turmas a oportunidade de pesquisarem e conhecerem os pontos turísticos de nosso Estado. Vídeos, slides e dicas de sites foram dados para essa pesquisa, como também a orientação para uma releitura (através de desenho) de um ponto turístico a escolha do aluno. A culminância do projeto em Arte, como em todas as disciplinas, contemplou também uma produção escrita, a fim de desenvolver nos nossos alunos a habilidade de escrever”. Dulcineia Ruy Nossa, professora de Arte.
“Trabalhar com interdisciplinaridade é de suma importância, tanto para nós docentes, tanto para os discentes. Conhecer um tema sobre o olhar de diferentes perspectivas é enriquecedor. O tema “CEA: Uma volta pelo Espírito Santo” é inovador e contemporâneo. Nossa capital chamada Vitória e nosso estado chamado Espírito Santo já refletem o tanto que nosso estado é rico em cultura e diversidade. Foi maravilhoso trabalhar em parceria com os excelentes profissionais de nossa escola e vivenciar as mais diversas e sábias lives que tivemos. Desde o relato de um jovem jogador aracruzense que fez carreira internacional ao relato de indígenas e seu amplo conhecimento. Sem palavras. Apaixonada por nosso projeto”. Rachele Oliveira de Jesus, professora de Língua Portuguesa.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br