
O Centro Educacional de Aracruz (CEA) deu início, no mês de agosto, a um importante capítulo na jornada educacional dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, turmas “A” e “B”. O Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) abriu suas portas para proporcionar conhecimento, empoderamento e construção de um futuro mais seguro para nossas crianças e adolescentes.
Em Aracruz (ES), o instrutor do Proerd, Cabo PM Martin Westphal Kelbert, está liderando esse movimento inspirador. As dedicadas professoras regentes das turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental do CEA, Janaína Aparecida Lopes da Silva e Jenniffer Paluci Barbosa Magalhães, também estão embarcando nessa emocionante jornada ao lado dos estudantes. As aulas do Proerd acontecem na escola, semanalmente, todas às quartas-feiras.
Resultado de uma parceria valiosa entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação, o Proerd é uma iniciativa que visa fortalecer nossa comunidade escolar. Essa união envolve policiais capacitados, educadores, pais e todos nós, visando a proteção e a orientação das nossas crianças e adolescentes contra o uso de drogas e a violência.
Durante as aulas, estratégias preventivas são apresentadas para fortalecer os laços de proteção, principalmente os relacionados à família, escola e comunidade. O objetivo é desenvolver a resistência nas mentes jovens, oferecendo as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios que possam surgir e tomar decisões saudáveis.
O Proerd é uma presença constante nas escolas, tanto públicas quanto privadas do município de Aracruz (ES), sendo ministrado por policiais militares treinados para proporcionar uma abordagem lúdica e interativa. Cada aluno do 5º Ano do Ensino Fundamental participante do Proerd recebe um livro especialmente elaborado para esse fim, um guia para o desenvolvimento seguro e responsável.
A supervisora escolar do Centro Educacional de Aracruz, Eleide B. C. Maulaz, afirmou estar animada com o Proerd, pois acredita que o programa moldará um futuro brilhante para nossa juventude.
“O Proerd está comprometido em criar uma comunidade mais segura, educando nossas crianças e adolescentes para tomarem decisões informadas e saudáveis, fortalecendo os laços familiares e comunitários. Com a determinação do instrutor Cabo PM Martin, e o apoio das professoras regentes do CEA, o Proerd em Aracruz está pronto para mais um ano de sucesso na formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, afirmou Maulaz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br