Terrário aberto: um ecossistema em miniatura inspira alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental

Terrário aberto: um ecossistema em miniatura inspira alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental

Fotos: Divulgação

No Centro Educacional de Aracruz (CEA), a aprendizagem ganha vida por meio de atividades interativas e envolventes. Os alunos do 2º Ano “B”, do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo da Ciência ao participarem de uma dinâmica e divertida experiência no laboratório de Ciências da escola. A atividade, que explorou o tema “Plantas no Ambiente”, foi ministrada pela professora regente da turma, Maria da Penha Souza Moraes Rui, e orientada pela professora Ana Paula Marciano.

A proposta envolvente consistia na montagem de terrários, ecossistemas em miniatura contidos em recipientes transparentes, a partir de garrafas de PET de 2 litros. Com pedras, carvão vegetal triturado, terra vegetal e plantas como cactos e suculentas, os alunos foram desafiados a criar seus próprios mundos naturais. Os terrários, por sua vez, representam uma redução das complexas interações dos ecossistemas terrestres, permitindo que os estudantes compreendessem de maneira prática e tangível as condições necessárias para o florescimento das plantas.

Em sala de aula, os alunos assistiram a um vídeo explicativo que delineava os passos para montar um terrário aberto. Essa etapa preparatória garantiu que todos estivessem prontos para colocar a mão na massa (ou melhor, na terra). Durante a atividade, a empolgação estava visível no ar enquanto os estudantes exploravam os materiais e davam vida aos seus próprios ecossistemas em miniatura.

“A atividade foi muito legal, incrível, porque mexemos com terra, carvão, pedras e planta. Foi legal, também, porque fizemos juntos e aprendemos o que a planta precisa para sobreviver: água, terra e luz solar. Agora, devemos cuidar das plantas do terrário com muito carinho, porque nós plantamos. Estamos esperando o processo de observação acabar para levar o nosso terrário para casa”, compartilharam animadamente os alunos do 2º Ano “B”.

De acordo com a professora Ana Paula Marciano, “a aprendizagem prática e lúdica oferecida por essa atividade vai além da sala de aula, ensinando as crianças sobre a importância da observação cuidadosa e da responsabilidade para com a natureza”. A professora Maria da Penha Souza Moraes Rui enfatizou a importância da experiência: “A atividade não apenas ensinou os alunos sobre ecossistemas, mas também despertou neles um senso de pertencimento e conexão com o mundo natural, com o meio ambiente em que vivemos”.

Essa iniciativa do Centro Educacional de Aracruz destaca-se como um exemplo inspirador de como a educação pode ser tanto instrutiva quanto divertida, enquanto incentiva os alunos a se tornarem cidadãos conscientes e preocupados com o meio ambiente. Com terrários em mãos, os pequenos cientistas estão ansiosos para levar para casa seus próprios pedacinhos de natureza, ansiosos para continuar aprendendo com a interação contínua com seus ecossistemas em miniatura.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br