Sucesso é a palavra que define a primeira Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do CEA

Sucesso é a palavra que define a primeira Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do CEA

Fotos: Alessandro Bitti

O Centro Educacional de Aracruz (CEA) realizou, no último dia 18, a primeira “Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação”. O evento contou com a presença de pais e familiares dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, e foi aberto ao público em geral. Também marcaram presença, a diretora escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Maria Guisso Cabral, além de professores, equipe pedagógica e administrativa da escola.

Na abertura do evento, que aconteceu na quadra poliesportiva, foram entregues aos estudantes dos 7º aos 9º Anos, do Ensino Fundamental, que participaram da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), medalhas de Bronze, Prata e Ouro. Todos os alunos que participaram dessa edição da OBA irão receber certificado, e os estudantes com as maiores notas ganharam medalhas. Os certificados serão enviados para os participantes até o final de 2022.

“Essa é a primeira Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação que realizamos. Por isso, nossa escola tem hoje um dia muito importante. O CEA já entrou nessa pegada tecnológica, ensinando e colocando dentro do nosso currículo escolar a tecnologia de modo didática, de forma que vocês, alunos, possam usufruir desse conhecimento futuramente. O momento, hoje, irá mostrar o que vocês estudaram, aprenderam e como a escola avançou nesse tipo de aprendizado”, disse a diretora escolar do CEA.

Medalhistas da OBA 2022

Os medalhistas de 2022 da OBA no Bronze são: Lucas Gnocchi da Rocha – 8º Ano B, Tales Fraga Proscholdt – 9º Ano B, Iury Mantovani Couto – 9º Ano A, Rebeca Gadioli Marcelino Rosa – 8º Ano B, José Rubens Pedrini Neto – 9º Ano A, Ana Flavia de Castro Caetano – 7º Ano B, Vítor Rossoni Baraldi – 9º Ano A, e Elisa Zucoloto Guasti – 8º Ano A.

Já os medalhistas na Prata são: Asafe Rui Crevelin – 7º Ano B, Helena Pessotti Ribeiro – 8º Ano C, Gabriel dos Anjos do Nascimento – 9º Ano B, Pedro Henrique Croce Peroni – 8º Ano C, Iasmin Mattiuzzi Custódio – 8º Ano A, Igor Tolentino Garuzzi – 8º Ano C, Luiz Felipe da Vitória Mercier Lopes – 8º Ano B, e João Pedro Vassoler Campagnaro – 8º Ano A.

Foram agraciados com a medalha de Ouro, os estudantes do Ensino Fundamental do CEA: Gabriel Deoclecio Cosme – 7º Ano A, Mateus dos Reis Felix – 7º Ano A, Natalya Giraldeli Godoy – 7º Ano A, Gabriel Guzzo Campagnaro – 7º Ano A, Leandro Carlesso Ribeiro – 7º Ano A, Gabriel Zucoloto Guasti – 8º Ano A, e Fábio Ferreira Romaneli Filho – 8º Ano C.

Campeões da 23ª edição do JOEMA

Na ocasião, também foram homenageados pelo Centro Educacional de Aracruz (CEA) 12 atletas do Ensino Fundamental II, que participaram da 23ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (JOEMA). Esses alunos foram campeões na modalidade Futsal Infantil Masculino. Os meninos foram treinados pelos professores de Educação Física, Wendel Balarini Moro e Daniane Santos Portela da Fonseca.

Jogaram pelo CEA: Estevão Rocha Barbosa (7º Ano A), Arthur Guedes Amorim de Andrade (7º Ano C), Nícolas Martinelli Aiolfi (7º Ano C), Ricardo Miler Sanches (7º Ano C), Arthur Pessotti da Silva (8º Ano B), Guilherme Nascimento Barbosa Gonçalves (8º Ano B), Lorenzzo Xavier Guastti (8º Ano B), Pietro Bonini de Andrade (8º Ano B), Tobias Pissinate Rocha (8º Ano B), João Pedro Dias Segal (8º Ano C), Pedro Henrique Croce Peroni (8º Ano C) e Pedro Otávio Petri Bitencourt (9º Ano B).

Após o momento de homenagem e a entrega oficial das medalhas da OBA, a presidente da FSJB contou um pouco sobre a história de criação do Centro Educacional de Aracruz (CEA) e da importância da educação na vida das pessoas. 

“É com alegria que estamos aqui para parabenizar os alunos que participaram da edição da OBA e os nossos estudantes que foram campeões no JOEMA. O CEA nasceu de muito carinho, amor e esforço de várias pessoas, em especial, a nossa saudosa conselheira Maria da Penha Cometti Stelzer, conhecida por todos como Dona Penha. Quero finalizar parabenizando os pais de nossos alunos, por escolherem o CEA, que tem uma equipe muito empenhada e dedicada ao ensino, efetivamente, de qualidade. Temos muitas novidades para 2023”, afirmou Celi Cabral.

Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação

Quem visitou a “Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação” do CEA pôde conferir vários trabalhos realizados pelos alunos, do 6º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio. Os estudantes dos 6º (turmas A, B, e C) e 9º Anos, turmas A e B, foram responsáveis pelo Projeto Universo, que mostrou para os alunos como a Astronomia pode ser explorada no seu campo conceitual, além de incentivar os estudantes, garantindo-lhes uma familiaridade com esta área tão importante das Ciências Naturais.

Já os alunos do 7º Ano A, foram responsáveis pela criação e produção do jogo de sala feito com materiais recicláveis, que ficou em exposição na quadra poliesportiva. Os estudantes do 7º Ano B, foram responsáveis pelo jogo Scracth (linguagem de programação visual que permite criar jogos, animações e diversas histórias interativas). E, os alunos do 7º Ano C ficaram responsáveis pela criação de maquetes de Arquitetura e Urbanismo, que foram expostas na quadra poliesportiva da escola. Alguns estudantes dessa turma “C”, foram responsáveis pela Homebyme (planta humanizada feita em computador).

Os alunos do 8º Ano A, foram responsáveis pelos aplicativos: jogo da memória, flappy bird, jogo da velha, coleta moeda, quis e canva. Já os estudantes do 8º Ano B, idealizaram a plataforma de jogo no Constructo e os alunos do 8º Ano C apresentaram os jogos desplugados na quadra poliesportiva da escola, assim como, os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, que foram responsáveis pelos jogos matemáticos e experimentos científicos.

Já os alunos da 2ª Série do Ensino Médio, em parceria com a equipe da Tecnolokid realizaram várias demonstrações no espaço Maker sobre gameboy, semáforo e carrinho. E, os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio do CEA foram responsáveis pelos experimentos realizados na quadra poliesportiva denominados: Serpente do faraó, tocha humana, pasta de elefante, fogo dançante e explosão tchakabum.

Veja o depoimento de quem participou da Feira

A Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação, foi um sucesso. Tivemos o envolvimento dos alunos em todo o processo de realização, partindo das pesquisas até a conclusão dos projetos físicos. As turmas criaram aplicativos, games desplugados, games digitais, projetos envolvendo a robótica e apresentação de casas em 3D digital. Para o desenvolvimento dos projetos os alunos estudaram sobre Engenharia, Arquitetura, Programação, Animação e Games. Foi um momento de muita interação e entusiasmo. Além de contarmos com o Projeto Universo, que encantou a todos os presentes com as riquezas de detalhes”. Bruna de Lima Rodrigues, professora da disciplina de “Tecnologia e Inovação” do CEA.

“Eu achei bem interessante, pois tinha muita diversidade de experiências, dos jogos e dos aplicativos criados por alunos. A área que chamou mais atenção do público foi o Sistema Solar. Os planetas e as estrelas estavam impecáveis e muito bem representados. Estava tudo perfeito”. Júlia Giacomin Lozer Patrício, estudante do 8º Ano, turma B. 

“Achei muito legal os jogos, as experiências e o Sistema Solar. Também, gostei da parte da robótica e dos aplicativos. Os jogos que não eram de computador também estavam muito legais. Eu amei tudo”. Lívia Dambroz da Vitória, aluna do 4º Ano do Ensino Fundamental do CEA.

“Eu achei interessante, pois tivemos socialização e interação com as outras turmas. Além de podermos construir com nossas mãos os trabalhos realizados. A parte de construir os projetos foi a mais satisfatória, pois ficamos muito envolvidos com o trabalho. Tudo estava divertido e foi um ótimo aprendizado”. Emanuella Ananda Fardin Lopes, 7º Ano, turma C.

“A Feira foi muito legal. A participação dos alunos é sempre muito importante para aquisição de novos conhecimentos e por envolver a escola toda e não somente algumas turmas. A escola CEA está de parabéns pela iniciativa”. Fabricio de Oliveira Fraga, pai do aluno Pedro Henrique de Alvarenga Fraga, do 6º Ano, turma A.

“Foi feito um excelente trabalho. O desempenho tanto de professor e aluno foi muito bom poder participar desse momento na escola”. Janaina Oliveira de Morais, mãe do estudante, Pedro Henrique Oliveira Calais, do 6º Ano, turma C.

“Achei legal as experiências e os trabalhos de tecnologia. Achei tudo muito organizado e também interativo”. Nicole Pereira Barbosa, aluna do 9º Ano, turma A. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br