Sala Maker: Estudantes do CEA conhecem novo espaço de estudo tecnológico

Sala Maker: Estudantes do CEA conhecem novo espaço de estudo tecnológico

Fotos: Alessandro Bitti

Tecnologia, inovação e o aprender fazendo caminham juntos no Centro Educacional de Aracruz (CEA). Na última quinta-feira, 11 de agosto, no Dia do Estudante, os alunos do Ensino Fundamental e Médio puderam conhecer o mais novo laboratório da escola, a sala Maker. O espaço foi apresentado pela presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral, pela diretora escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e pela professora, Bruna de Lima Rodrigues, que demonstrou como funciona o laboratório.

A sala Maker é um ambiente personalizado que visa oferecer oportunidades para os estudantes colocarem a “mão na massa”. Nesse local, eles são incentivados a trabalhar a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais.

Segundo a diretora escolar do CEA, a sala Maker é um espaço pedagógico para estimular a criatividade e o protagonismo do aluno na construção do processo de ensino aprendizagem. Ainda de acordo com a diretora, na sala Maker o protagonismo será do aluno e o professor atuará como o mediador no processo da construção dos projetos a serem realizados.

“As disciplinas poderão desenvolver projetos interdisciplinares, em que os alunos possam produzir materiais físicos, ligando a teoria e a prática, fazendo experimentos que envolvam tentativas de acertos e erros, desenvolvendo as suas habilidades de resolução de problemas de forma colaborativa e criativa. Além de todas as atividades que levem os alunos a colocar a mão na massa e desenvolver a criatividade e o pensamento lógico, para solucionar problemas e testar algo novo”, pontuou Adriana Recla.

Durante a apresentação do espaço Maker, os alunos do CEA assistiram um vídeo sobre o “Movimento Maker: Aprendizagem Significativa”. “Nossa escola está com um espaço excelente para potencializar o aprendizado dos nossos alunos. A sala Maker pode ser utilizada por qualquer disciplina com o propósito de incentivar o estudante a criar, experimentar e compartilhar soluções, a partir de uma proposta de pesquisa”, explicou a professora Bruna.

Ainda de acordo com a docente: “Para isso o espaço Maker oferece ferramentas digitais e tecnológicas para que sejam desenvolvidos trabalhos riquíssimos onde o ensino se torna significativo e atrativo, trazendo sempre a teoria e a prática de modo que os alunos possam resolver problemas, propondo soluções, ou seja, construindo novas soluções”.  

Bruna finalizou dizendo: “A ideia é que os alunos possam pesquisar, projetar, trabalhar colaborativamente e usar a criatividade nos temas e conteúdos propostos pelos professores. Nossa sala Maker conta com uma lousa digital, notebooks e arduinos que irá proporcionar aos alunos uma experiência realista de robótica”. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br