Roda de Conversa realizada com alunos do CEA e Corpo de Bombeiros aborda prevenção de desastres naturais

Roda de Conversa realizada com alunos do CEA e Corpo de Bombeiros aborda prevenção de desastres naturais

Fotos: Divulgação

Com o intuito de aproximar os estudantes dos 7º Anos, turmas “A”, “B” e “C”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), da realidade dos movimentos de massas e inundações, no contexto do estudo do relevo brasileiro, a professora de Geografia, Telma Silva de Jesus Oliveira, organizou uma prática educativa promovendo a conscientização sobre os riscos associados a esses desastres naturais.

No início do mês de agosto, os alunos do CEA tiveram a oportunidade de participar de uma Roda de Conversa com o Major Lucas Sossai, da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, do município de Aracruz (ES). O evento proporcionou uma plataforma para que os alunos pudessem compreender as causas subjacentes a esses desastres e, ao mesmo tempo, aprender a agir diante de situações de perigo ou risco.

Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental receberam orientações sobre como proceder durante períodos de chuvas intensas e prolongadas, momentos críticos em que a prevenção e o conhecimento podem fazer uma diferença significativa. A cartilha “Comunidade Mais Segura” foi distribuída a cada aluno durante a Roda de Conversa, com o intuito de oferecer conceitos básicos e informações práticas sobre prevenção de desastres naturais.

Na ocasião, a professora Telma Silva de Jesus Oliveira ressaltou a importância desses momentos enriquecedores, destacando que a presença de profissionais que vivenciam essas realidades torna o aprendizado mais impactante e significativo para os estudantes. A aluna Júlia Dantas Rodrigues, do 7º Ano “A”, compartilhou sua percepção sobre a experiência, enfatizando que as informações compartilhadas durante o encontro ajudaram a elucidar os riscos associados a deslizamentos e a identificar locais seguros para a construção de moradias.

Ana Clara Matias Loureiro, também aluna do mesmo ano e turma, elogiou a cartilha distribuída, descrevendo-a como um valioso recurso de alerta para a escolha de áreas seguras para residir. Já Julia Giacomin Bof, outra estudante do 7º Ano “A”, enfatizou a importância não apenas para a vida cotidiana, mas também para a avaliação da segurança das moradias em que vivemos.

Essa iniciativa do CEA destaca o compromisso da instituição com a educação abrangente e contextualizada, preparando os alunos para serem cidadãos conscientes e responsáveis. A parceria com profissionais do Corpo de Bombeiros demonstra a relevância da colaboração entre a educação formal e as instituições de segurança, visando a construção de uma comunidade mais segura e bem-informada.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br