Projeto “Colecionando Memórias” resgata histórias de vida e fortalece laços familiares no CEA

Projeto “Colecionando Memórias” resgata histórias de vida e fortalece laços familiares no CEA

Fotos: Keren Hapuc

No último dia 30 de agosto, o miniauditório do Centro Educacional de Aracruz (CEA) foi palco de um emocionante encontro entre gerações. O evento marcou um dos momentos especiais do projeto “Colecionando Memórias”, que vem sendo desenvolvido com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, dos períodos matutino e vespertino. O projeto busca aproximar os estudantes das histórias de vida de suas famílias, ao mesmo tempo em que promove um resgate cultural das tradições e brincadeiras do passado.

O “Colecionando Memórias” nasceu durante as aulas da disciplina de História e foi idealizado pelas professoras regentes das turmas do 1º Ano, Rita de Cássia Pancieri Marino Thompson e Bruna Barbosa Simora Matiuzzi. Esse projeto foi elaborado para ajudar os alunos do Ensino Fundamental a compreenderem melhor as origens de suas famílias, tanto materna quanto paterna. A proposta surgiu a partir da necessidade de as crianças conhecerem a infância de seus avós e bisavós, proporcionando uma rica troca de experiências entre gerações.

“Neste trabalho, o aluno do 1º Ano fica sabendo e conhecendo um pouco mais de seus avós, criando laços afetivos que durarão para sempre na memória deles. A convivência com gerações diferentes é uma forma de trocar experiências e conhecimento, além de demonstrar o carinho e o afeto familiar”, explicaram as professoras Rita de Cássia Pancieri Marino Thompson e Bruna Barbosa Simora Matiuzzi, que coordenam as turmas matutina e vespertina, respectivamente. Orientados pelas professoras regentes, os alunos realizaram entrevistas com seus avós em um momento de lazer e integração familiar.

A partir dessas interações, as professoras do 1º Ano começaram a explorar temas como a infância e as implicações do uso de telas na vida das crianças, comparando com uma infância sem brincar, sem criatividade, sem pessoas por perto. Para aprofundar o aprendizado, a turma do matutino, contou com o apoio de docentes de Arte (prof.ª Dulcineia Ruy Nossa), Educação Física (prof.ª Daniane Santos Portela da Fonseca) e Tecnologia (prof.ª Poliana de Barros Nunes). Esses professores foram envolvidos na confecção de brinquedos como pé de lata, pula corda, bilboquê, pião, e avião de papel, além de resgatarem brincadeiras do passado como passar anel, cabra cega, amarelinha e escravos de Jó. Todo esse trabalho terá seu ápice na Semana das Crianças, em outubro.

Para dar um aperitivo do que está por vir, o CEA organizou um encontro especial entre os alunos do 1º Ano e seus avós no miniauditório da escola, no dia 30 de agosto. Na ocasião, os pequenos tiveram a oportunidade de compartilhar com seus avós algumas das experiências e aprendizados adquiridos. Conduzido pelas professoras Rita de Cássia e Bruna Barbosa, o encontro contou ainda com a presença da supervisora escolar Eleide B. C. Maulaz e da diretora escolar do CEA, professora Adriana Recla Sarcinelli. O encontro trouxe momentos de emoção e nostalgia.

Durante a atividade, alguns alunos previamente selecionados declamaram o poema “Meus Oito Anos”, de Casimiro de Abreu, e fizeram perguntas aos avós presentes, explorando temas como as brincadeiras e brinquedos de infância, a comida preferida na época, a rotina escolar e até mesmo o trabalho infantil. As respostas dos avós trouxeram um rico panorama das mudanças e continuidades ao longo das gerações. Além de permitirem que os pequenos viajassem no tempo, conhecendo mais sobre as tradições e vivências de suas famílias.

Para encerrar o encontro, os pequenos apresentaram uma música ensaiada com muito carinho e os alunos do 1º Ano, matutino, exibiram um vídeo preparado com o apoio da professora de Tecnologia, Poliana de Barros Nunes. Já os estudantes do 1º Ano, vespertino, exibiram um vídeo que abordava a importância dos avós no contexto familiar. Como forma de agradecimento, os alunos entregaram um nécessaire com a foto deles e a frase “Os avós criam memórias que o nosso coração guarda para sempre…”. O evento terminou com um lanche compartilhado, fortalecendo ainda mais os laços entre avós e netos.

O projeto “Colecionando Memórias” não apenas enriquece o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental do CEA, mas também promove um diálogo intergeracional, valorizando a história e as experiências das famílias dos estudantes, um legado que certamente perdurará na memória de todos os envolvidos. “Colecionando Memórias” segue até o mês de outubro, prometendo novas descobertas e momentos de afeto entre os alunos e suas famílias. Essa atividade reflete o compromisso do CEA em promover uma educação que valoriza o passado, estimula o presente e constrói um futuro baseado em valores afetivos e culturais sólidos.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br