Professor do CEA trabalha com alunos do Ensino Fundamental a relação da Música com a Matemática

Professor do CEA trabalha com alunos do Ensino Fundamental a relação da Música com a Matemática

Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) têm desenvolvido nas aulas de Música conceitos teóricos que são simbolizados de acordo com o mundo matemático, ajudando assim, o que é comum nessa fase: a transição dos elementos aritméticos para as expressões da álgebra.

Foto: Divulgação

“Desde a antiguidade teóricos como Pitágoras associam a Música com a Matemática, tanto no aspecto melódico como nas combinações rítmicas. Sendo assim, foi proposto aos alunos que construíssem sequências rítmicas através das ideias das operações básicas, onde fizeram transformações e comparações”, explicou o professor de Música Gean Carlos Zorzal Santos.

Durante a atividade interdisciplinar, o professor Gean fez a seguinte pergunta aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do CEA: Qual a relação da Música com a Matemática?, as respostas dos educandos foram as mais variadas.

Saiba qual a relação da Música com a Matemática, na opinião dos estudantes

“Porque quando misturamos duas notas formamos um resultado”. Ana Luíza Mattiello Sampaio. 

“A soma das notas musicais, pois cada uma têm o seu valor. Quando somamos fazemos como se fosse uma conta de adição”. Mateus Martins Soares.

“A relação seria que em Matemática somamos números, e em Música somamos notas, e ambos têm resultados específicos”. Maria Rita Zamborlini Sossai.

“Porque o ritmo da Música tem valores iguais da Matemática”. Ana Clara Matias Loureiro.

“A relação da Matemática e a Música é que uma depende da outra”. Giovanna Taufner Broetto.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br