Prática Educativa no CEA explora relação entre tempo, altura e aceleração gravitacional na sala de aula

Prática Educativa no CEA explora relação entre tempo, altura e aceleração gravitacional na sala de aula

Fotos: Divulgação

A sala de aula da 1ª Série do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), foi palco de uma prática educativa inovadora, liderada pela professora Drielen Hemerly, responsável pela disciplina de “Física”. Com a participação entusiasmada de 32 alunos, a atividade proposta tinha como objetivo desvendar os segredos do movimento vertical e explorar a relação entre tempo e altura na queda dos corpos, utilizando o conceito de aceleração gravitacional da Terra.

Tendo como base o movimento uniformemente variado, a prática educativa buscou identificar a relação precisa entre o tempo de queda e a altura atingida pelos objetos em queda livre. Segundo a professora Drielen, a principal dificuldade enfrentada foi controlar o cronômetro de forma precisa, garantindo que fosse disparado no momento exato do abandono da bolinha e travado no instante em que ela tocasse o solo.

“Após anotar os dados de tempo de queda, utilizamos uma equação simples, multiplicando o tempo ao quadrado pela aceleração da gravidade e dividindo o resultado por dois, para obter a altura alcançada pela bolinha”, explicou a docente do CEA.

Um dos aspectos mais interessantes da atividade foi a comparação entre a altura calculada através da equação e a altura real dos alunos do Ensino Médio que participaram, permitindo uma compreensão mais profunda do conceito de aceleração gravitacional. Os estudantes foram incentivados a realizar diversos experimentos, abandonando objetos de diferentes pesos e medindo o tempo de queda, para posteriormente calcular as respectivas alturas.

Para os estudantes, a experiência foi não apenas educativa, mas também divertida e envolvente. Manuela Rossi Scopel, compartilhou sua opinião sobre a atividade: “Com essa prática sobre movimento vertical proposta pela professora Drielen, pudemos compreender de uma forma simples e divertida o conteúdo apresentado e aprender como calcular a altura, com a queda livre da bolinha e o cronômetro. Foi divertido aprender o conteúdo de forma diferente”.

Laiza Pires de Oliveira, também da 1ª Série do Ensino Médio, destacou a importância da atividade: “Foi muito legal e com muitos aprendizados. Foi interessante ver como podemos calcular nossa altura com apenas uma bolinha e um cronômetro. Achei uma excelente atividade”.

 A prática educativa não apenas consolidou os conhecimentos teóricos sobre o movimento vertical, mas também estimulou o pensamento crítico, a experimentação e a colaboração entre os estudantes do Ensino Médio do CEA, reforçando a importância de abordagens práticas e contextualizadas no ensino-aprendizado de Física.

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