Nutricionista conversa com alunos do Ensino Fundamental sobre alimentação saudável

Nutricionista conversa com alunos do Ensino Fundamental sobre alimentação saudável

Fotos: Divulgação

Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), juntamente com a professora regente da turma, Rita de Cássia Pancieri Marino Thompson, participaram de um delicioso bate-papo com a nutricionista Letícia Lecco Marim, no último dia 22. O encontro entre os estudantes e a nutricionista aconteceu no pátio da escola.

A professora Rita organizou esse momento com os alunos, objetivando contribuir com os conhecimentos adquiridos no trimestre sobre uma alimentação saudável, equilibrada e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para a saúde da criança.

“Nessa ação, conversamos sobre os benefícios de uma alimentação saudável e os riscos de consumir alimentos ultraprocessados, em excesso. Chips, bebidas açucaradas e biscoito recheado são alguns exemplos de alimentos que não devem fazer parte da rotina de uma criança, mas, infelizmente ainda encontramos esses alimentos na lancheira escolar”, explicou a docente.

Para a nutricionista Letícia Lecco, “ações de educação alimentar e nutricional são de extrema importância para as crianças, por meio delas podemos promover e proteger a saúde dos pequenos. Afinal, é na infância que os hábitos alimentares, bons ou ruins, são formados”, destacou a profissional que é ex-aluna do CEA.

Além disso, de acordo com Letícia, “o consumo exagerado de açúcar, gordura, sódio e aditivos químicos presente nos alimentos citados, por exemplo, pela professora Rita, como Chips e biscoito recheado contribuem para o desenvolvimento da obesidade, diabetes, hipertensão, e doenças cardiovasculares na vida adulta”.

Na ocasião, também aconteceu uma oficina de sanduíche natural para as crianças aprenderem e reproduzirem em casa. Até quem não comia salada topou fazer e experimentar. Os alunos foram incentivados a montarem o próprio sanduíche e a incluir vegetais que não tinham o hábito de consumir, como alface, tomate, milho e cenoura.

De acordo com a professora Rita, “o momento foi um sucesso. Afinal, uma aprendizagem significativa transforma a criança e o jovem, ajuda-os a criarem hábitos e a aprenderem a reproduzir em casa, para depois esse tipo de alimento fazer parte da lancheira escolar”, afirmou a docente do CEA, responsável pela atividade.

Para a aluna Maria Júlia Dambroz da Vitória essa aprendizagem foi muito importante e através dela descobriu que precisa comer feijão, pois tem ferro e fortalece o sangue. O aluno Theo Zamborlini Sossai gostou tanto que agora já consegue saber que tem alimentos que prejudicam a saúde das crianças e outros muito importantes para o crescimento deles.

Já o aluno Marco Antônio de Carli disse que agora aprendeu a comer melhor, pois não sabia que muitos alimentos que não comia eram tão importantes para a sua saúde.

A nutricionista Letícia Lecco relatou no Instagram: “Hoje foi dia de bate-papo sobre alimentação saudável nessa escola, onde estudei por muitos anos, e que tem um lugar especial no meu coração. Obrigada pelo convite. Foi um prazer retornar e incentivá-los a construir bons hábitos alimentares desde a infância”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br