Noções Básicas de Primeiros Socorros é tema de capacitação docente no CEA

Noções Básicas de Primeiros Socorros é tema de capacitação docente no CEA

Fotos: Alessandro Bitti

O subtenente Bernardes da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Aracruz ministrou uma palestra e duas oficinas sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros para os professores do Ensino Fundamental e Médio, equipe pedagógica, técnicos-administrativos e operacionais do Centro Educacional de Aracruz (CEA). A palestra e as oficinas fazem parte da capacitação docente e aconteceram no auditório e nos laboratórios da instituição de ensino.

“É óbvio que o leigo não tem a obrigação legal de prestar socorro a uma vítima de acidente, mas, a partir desse treinamento oficial básico, que satisfaz uma legislação, essa responsabilidade se torna mais latente. Por isso, quero parabenizar o CEA e sua direção por ser uma das primeiras instituições de ensino de Aracruz e região a realizar esse tipo de treinamento, com o seu corpo docente, técnicos-administrativos e operacionais”, afirmou Bernardes. 

Segundo o subtenente, a Lei Lucas n.º 13.722/2018 ainda não está regulamentada, mas a escola já se antecipou em atender suas diretrizes. “Essa é uma política muito bacana, pois a escola e seus profissionais irão estar amparados, por qualquer tipo de fiscalização, e preparados a dar um atendimento inicial a uma vítima de acidente. Aqui, nesse treinamento, vamos aprender técnicas, conceitos, fundamentações e protocolos que vão nos ajudar também em casa”, pontuou Bernardes.

A palestra foi ministrada na última terça-feira (26) e ensinou os participantes de como proceder para dar um suporte básico de vida a uma pessoa que sofre algum acidente, quais são os primeiros procedimentos a serem adotados e observados para salvar uma vida foram alguns dos temas abordados pelo subtenente Bernardes, que falou ainda sobre o histórico do atendimento pré-hospitalar (APH), o modelo de APH adotado no Brasil que é o americano.

Bernardes alertou que: “a principal causa-morte pré-hospitalar é a falta de atendimento. A segunda é o socorro inadequado”. O subtenente falou também sobre Anatomia e Fisiologia, Sistema Circulatório, Primeiros Socorros aspectos ético e legal, o papel do socorrista, cuidados no local do acidente, os tipos de traumatismos, atropelamentos, a tríade do atropelamento, hemorragias, ferimentos, dentre outros temas.

A capacitação docente continuou na última quarta-feira (27), com as oficinas sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com manobras de Heimlich para pessoas leigas e sobre avaliação primária e secundária em indivíduos que tenham sofrido algum tipo de acidente e tenham suspeitas de traumas, assim como orientações de mobilização que devem ser feitas nas vítimas preservando, principalmente, sua coluna cervical.

Foram orientadores nas oficinas, o subtenente Bernardes, o sargento em formação do Corpo de Bombeiros de Aracruz, Jorge Daniel, e as preceptoras do curso de Enfermagem da FAACZ, Elisângela Rodrigues Pereira, Sabrina Maria Batista do Nascimento e Sheila da Penha Moraes Santos. O treinamento contou ainda com a participação da diretora escolar do CEA, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli e da supervisora escolar, Eleide B. C. Maulaz.

“Esse treinamento de noções básicas em primeiros socorros foi muito importante para a nossa formação profissional e pessoal, pois através dele tivemos acesso a conhecimentos que podem salvar a vida não apenas de um aluno, mas também de um familiar ou alguém próximo. Mais do que o atendimento a uma lei, saio desse treinamento com a sensação de que eu posso contribuir para que tragédias como a ocorrida com o garoto Lucas possam ser evitadas”, afirmou o professor Patrik Borges do Nascimento Leal.

A preceptora do curso de Enfermagem da FAACZ, a enfermeira Elisângela Rodrigues Pereira evidenciou a importância do treinamento realizado e do aprendizado sobre primeiros socorros para os profissionais da educação. 

“Foi de grande valia a experiência de participar e poder contribuir com este curso de primeiros socorros que o CEA proporcionou, ao mesmo tempo que contribuímos com o aprendizado dos professores, podemos sempre aprender algo novo para nossa vivência, tanto no trabalho, quanto no cotidiano. Além disso, empoderarmos pessoas para lidar com situações de risco eminente de lesões e morte, nos traz grande satisfação”, destacou a enfermeira e preceptora.

Durante a capacitação docente, os participantes receberam orientações sobre o que fazer em meio a convulsões e desmaios, quedas, fraturas, hemorragias, engasgos e parada cardiorrespiratória, tendo como base a Lei Lucas n.º 13.722/2018, que visa aumentar a segurança das crianças e adolescentes dentro do espaço escolar, oferecendo aos profissionais do CEA os conhecimentos necessários para que possam lidar com situações emergenciais.

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