Momento Cultural: Alunos dos 5º Anos do CEA exploram o mundo das profissões

Momento Cultural: Alunos dos 5º Anos do CEA exploram o mundo das profissões

Fotos: Divulgação

No Centro Educacional de Aracruz (CEA), os alunos dos 5º Anos do Ensino Fundamental, turmas “A” e “B”, sob a orientação da professora regente, Janaína Aparecida Lopes da Silva, mergulharam em uma empolgante jornada literária e de reflexão sobre o mundo das profissões. Dando ênfase ao “CEA Literário, este ano, os alunos se dedicaram ao livro “João procura uma profissão”, escrito por Jonas Ribeiro.

O “CEA Literário” é um evento anual que busca não apenas incentivar a leitura, mas também fortalecer os laços familiares ao envolver pais e filhos na descoberta de novos horizontes literários. O livro de Ribeiro é uma obra cativante que provoca questionamentos profundos sobre a relação entre crianças e suas futuras profissões.

Questões como “Por que as pessoas tanto querem saber o que o João vai ser quando crescer?” e “Por que as pessoas não fazem ao João perguntas que ele saberá responder?” serviram de base para as atividades desenvolvidas pelos estudantes.

A professora Janaína Lopes enfatizou a importância de ajudar as crianças a compreenderem que o trabalho pode trazer dignidade e felicidade, embora não seja fácil para elas responderem à clássica pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Para explorar essa temática, os estudantes se envolveram em atividades que abrangeram a leitura, entrevistas e reportagens.

Os alunos foram desafiados a entrevistar um adulto sobre sua profissão e, com base nessas conversas, escreveram reportagens. O resultado desse trabalho árduo e criativo foi a criação de um belíssimo mural que destacou as profissões e as histórias por trás de cada uma delas.

No dia 1º de setembro, as turmas dos 5º Anos do CEA realizaram mais um Momento Cultural na quadra poliesportiva da escola para compartilhar suas descobertas com a comunidade escolar. A apresentação envolvente e informativa cativou os estudantes do 1º, 2º, 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental, bem como seus professores e a equipe administrativa e pedagógica da escola.

Além do impacto nas plateias, a atividade também deixou uma marca profunda nos alunos que participaram ativamente do projeto. Vejamos algumas opiniões:

Lívia Dambroz da Vitória, aluna do 5º Ano “A”, compartilhou: “Quando entrevistei minha mãe, percebi que eu posso me espelhar nela, que além de dar aula ela interage com outras pessoas e isso é muito legal”.

Israel Felipe Betoni, também do 5º ano “A”, afirmou: “Ao realizar as atividades propostas, percebi que as profissões são importantes na vida das pessoas”.

Davi Perdigão Rodrigues Santos, outro aluno do 5º Ano “A”, ressaltou: “Vejo que o trabalho é importante na vida das pessoas, pois através da profissão podemos deixar nosso legado no mundo”.

Júlia Fialho de Jesus Machado, aluna do 5º Ano “B”, compartilhou: “Eu gostei muito de entrevistar minha mãe, aprendi algumas funções de auxiliar de dentista, aprendi apreciar a profissão dela”.

Por fim, Nicole Gasparini Lopes, também do 5º Ano “B”, concluiu: “Depois que li o livro e fiz as atividades pude apreciar as profissões de várias pessoas, também aprendi que podemos escolher o que vamos ser quando crescer, mas isso não importa, pois agora a gente só quer ser criança”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br