“Minha história no pequeno museu” foi o tema de atividade prática desenvolvida por alunos do Ensino Fundamental

“Minha história no pequeno museu” foi o tema de atividade prática desenvolvida por alunos do Ensino Fundamental

Fotos: Divulgação

Orientados pela professora de Arte, Dulcineia Ruy Nossa, os alunos dos 5º Anos, turmas “A” e “B”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), desenvolveram uma atividade prática, na qual eles tinham que criar um pequeno museu pessoal, onde contavam um pouco da sua história de vida, desde o nascimento, membros da família, principais brinquedos e lembranças de quando eram bebês, que foram guardados de forma carinhosa pelos seus pais, até a sua chegada nos bancos escolares do CEA.

A culminância do trabalho aconteceu no pátio principal da escola, em frente à biblioteca “Prof.ª Maria Luíza Devens”.  A atividade tinha como tema “Minha história no pequeno museu” e contou com a visitação de professores, funcionários técnicos-administrativos e operacionais, bem como da equipe pedagógica do CEA. A diretora escolar, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, também prestigiou o evento e ficou atenta ao que os pequenos diziam de forma entusiasmada.

De acordo com a professora do CEA, a arte e o tempo se encontram de maneira especial nos espaços museológicos e, por isso, essa atividade foi proposta aos alunos tendo como conteúdo de estudo: “Museu – Espaço para a arte e para o tempo”.

“Alguns museus de arte trazem apenas obras de determinado artista; outros apresentam somente trabalhos de um período específico. Há, ainda, museus que possuem apenas obras de artistas atuais em seu espaço. De todo modo, os itens que compõem a coleção de um museu formam o seu acervo. Cada museu de arte pode escolher como vai criar seu acervo, selecionando períodos temporais, artistas, tipos de obras, entre outros”, explicou Dulcineia que é, carinhosamente, chamada pelos alunos de prof.ª Néia.

O pequeno museu pessoal criado pelos estudantes do 5º Ano, também, foi visitado pelos alunos do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental, acompanhados pelas professoras regentes das turmas. Durante o trabalho realizado os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental puderam aprender que cada museu é criado com uma finalidade e com um perfil. 

“Já imaginou criar um museu sobre você? E, foi assim que nasceu o museu de cada aluno. Relembrando as histórias, procurando objetos, fotos e vídeos importantes que tinha sua história, como acervo. O museu podia ser construído com objetos, fotos numa caixa de sapatos e, assim, foi feito. Cada trabalho ficou maravilhoso e muito criativo. Não posso deixar de agradecer aos pais por participarem desse processo de aprendizagem. Afinal, parte do trabalho foi realizado junto à família”, destacou a professora de Arte.

Conheça a opinião da garotada sobre a atividade feita

“Achei muito legal e interessante essa experiência. Na exposição, consegui ver um pouco da vida dos meus colegas, desde o seu nascimento. Além de tudo isso, gostei de fazer a apresentação para várias pessoas do meu museu criativo. Também foi muito interessante a ideia de juntar vários objetos e fotos em casa, para fazer o museu. Enfim, a experiência foi muito legal e gostaria de revivê-la”. Davi Perdigão Rodrigues Santos – 5ª Ano “A” 

“Eu achei a atividade bem legal, interativa. Conseguimos, entender como é feito um museu e sua importância. Eu e minha mãe, selecionamos algumas coisas bem interessantes e que ainda estavam em boas condições”. Amanda Recla Sarcinelli – 5º Ano “B” 

“A experiência de fazer o museu foi muito legal. Em casa, reuni, eu e minha família, para imprimir, recortar e lembrar de cada momento importante da nossa vida”. Lívia Dambroz da Vitória – 5º ANO “A”

“Eu adorei fazer o trabalho. Pudemos lembrar como éramos quando bebês, e nossos pais puderam relembrar. Consegui ver a alegria dos meus pais, em seus rostos. Espero realizar mais atividades assim. Os alunos, professores e funcionários que visitaram a exposição ficaram encantados com os museus, trabalho diferenciado utilizando materiais tão simples para recordar momentos tão especiais para cada aluno e, com a explicação dos estudantes no momento em que cada um visitava”. Anthony Pereira Marin – 5º Ano “A”

“Achei tudo interessante, mas, o mais legal é que nesse museu, todos nós, levamos recordações de quando éramos bebês, como nossas roupas, brinquedos, sapatos, paninhos, fotos, etc”. Maria Ester Pereira Araújo – 5º Ano “B”

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br