Matemágica Day: Um evento para tornar a Matemática divertida e estimular o trabalho em equipe no CEA

Matemágica Day: Um evento para tornar a Matemática divertida e estimular o trabalho em equipe no CEA

Fotos: Divulgação

Com a proposta de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, estimular a competitividade saudável e o trabalho em equipe, além de demonstrar que a Matemática pode ser divertida, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) promoveu um evento inovador que uniu diversão e aprendizado: o Matemágica Day. A iniciativa mobilizou alunos do Ensino Fundamental I e II, envolvendo atividades lúdicas e desafiadoras que promoveram a troca de conhecimento e a colaboração entre os estudantes.

Durante o Matemágica Day, alunos do 1º ao 5º Ano e do 6º ao 8º Ano do período matutino, bem como os estudantes do 1º ao 6º Ano do período vespertino, participaram simultaneamente de uma série de desafios, brincadeiras e problemas matemáticos. A atividade foi idealizada e organizada pela equipe pedagógica do CEA em conjunto com os professores de Matemática Arthur Constantino Dutra da Silva, Poliana Barbosa de Carli e Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira. 

Sob o monitoramento das supervisoras escolares, Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini e Eleide B. C. Maulaz, os alunos demonstraram entusiasmo e dedicação ao longo de toda a jornada. “Estimulando a aprendizagem Matemática, as atividades propostas despertaram muita curiosidade nos estudantes do Ensino Fundamental, que se envolveram durante todo o tempo. Foi um dia muito legal”, afirmaram as supervisoras escolares do CEA.

Para os alunos do 6º ao 8º Ano, os professores de Matemática prepararam uma série de jogos que estimulavam diferentes habilidades. No jogo de Identificação da Planificação do Cubo, por exemplo, os estudantes foram desafiados a visualizar arranjos de seis quadrados e identificar qual deles poderia ser dobrado para formar um cubo, promovendo o desenvolvimento da visualização espacial.

Outro desafio, o Jogo de Contagem de Figuras, incentivou os alunos a observar e analisar uma figura geométrica composta por várias formas menores, reforçando suas habilidades de contagem e análise. Já no Jogo de Desembaralhar Palavras, os estudantes exploraram o raciocínio lógico e a criptografia ao decifrar anagramas de conceitos matemáticos básicos.

Além desses jogos, os alunos também se divertiram com a Construção com Tangram, que os desafiou a criar formas geométricas planas utilizando peças de Tangram, e o jogo Sempre, Nunca, às Vezes, onde debateram afirmações Matemáticas e levantaram placas indicando sua veracidade. Durante toda a atividade, um pote contendo diversos objetos ficou sobre uma mesa, desafiando os alunos a estimarem a quantidade de objetos, estimulando o entendimento de volume e análise visual.

Enquanto isso, os estudantes do 1º ao 5º Ano participaram de atividades igualmente empolgantes, como a Trilha da Multiplicação, onde puderam praticar suas habilidades Matemáticas de forma dinâmica e interativa. Neste jogo, cada participante escolhia um personagem que avançava em um percurso conforme o resultado do dado. Se parasse em uma casa com uma multiplicação, precisava resolver a operação para avançar mais uma vez, ou recuar em caso de erro.

O Matemágica Day não apenas proporcionou momentos de diversão, mas também promoveu o desenvolvimento cognitivo e o trabalho em equipe entre os alunos do Ensino Fundamental I e II do CEA, reforçando a ideia de que a Matemática pode ser fascinante e acessível a todos. Com o sucesso desta iniciativa, o Centro Educacional de Aracruz reafirma seu compromisso com a educação de excelência e o bem-estar de seus estudantes.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br