Mão na terra: Estudantes do Ensino Fundamental constroem terrários

Mão na terra: Estudantes do Ensino Fundamental constroem terrários

Os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), colocaram a mão na terra para a construção de um terrário, orientados pelo prof. de Ciências, Leôncio Calesso Guzzo. A atividade começou a ser realizada no início do mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no Brasil em 05 de junho.


Um dos objetivos da atividade é compreender de forma geral o funcionamento de ecossistemas através da construção, observação e registro das transformações ocorridas no terrário, pois ele simula um microambiente em equilíbrio que funciona de forma autossustentável. Nele, é possível observar a interação entre plantas e animais, e também os ciclos da água e do carbono (decomposição).

Segundo o prof. Leôncio, “a atividade focou em ações que conduziram os alunos a percepção e entendimento a respeito do funcionamento do Meio Ambiente onde eles vivem. Com essa atividade verificou-se que as aulas práticas, que aconteceram de forma online, contribuíram para ampliar os conceitos científicos dos alunos, aprendendo teorias e práticas relacionadas a uma experiência no ensino de Ciências, tendo a oportunidade de fazer aulas diferenciadas, de observação e análise do terrário”, finalizou.

A atividade para a construção de um terrário teve duas fases: montagem dos terrários com os tipos de vegetais e ambientes recriados, e, observação das modificações ambientais. Durante algumas semanas os educandos observaram e fizeram o registro de tudo que aconteceu dentro do terrário, desde o crescimento das plantas e dos animais existentes nesse miniecossistema. Todo o trabalho realizado pelos alunos do CEA contou com a participação dos seus familiares, que ajudaram os estudantes, em todas as etapas propostas pelo trabalho.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br