Gincana Literária no Centro Educacional de Aracruz: Estudantes da 2ª Série do Ensino Médio exploram o Romantismo Brasileiro de forma criativa

Gincana Literária no Centro Educacional de Aracruz: Estudantes da 2ª Série do Ensino Médio exploram o Romantismo Brasileiro de forma criativa

Fotos: Alessandro Bitti

No primeiro trimestre de 2024, os alunos da 2ª Série do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) mergulharam em uma experiência literária única, mais especificamente na Prosa do Romantismo Brasileiro. Sob a orientação das professoras Nuciala Mognato Tureta, de Língua Portuguesa, e Lidimara Soares Monteiro, de Oficina de Redação, os estudantes das turmas “A”, “B” e “C” embarcaram em uma jornada educativa repleta de criatividade e imersão literária.

Durante o período de estudo, os alunos foram apresentados às diferentes vertentes da prosa do Romantismo Brasileiro: urbana, indianista, regionalista e histórica. Após um seminário de apresentações de resumos e sinopses das principais obras, os estudantes formaram grupos e selecionaram uma das obras para aprofundar seus estudos. Algumas foram escolhidas por mais de um grupo, refletindo o interesse diversificado dos alunos.

Com o objetivo de transformar a teoria em prática, foram elaboradas dez tarefas para cada equipe, incluindo a retextualização da capa do livro, ilustração de uma cena por meio de fotografia, desfile narrado dos personagens principais, quiz de verdadeiro ou falso, dramatização de um final alternativo, enviar um e-mail ao autor com questionamentos, criação de uma campanha publicitária que incorporasse as lições extraídas da obra, entre outras.

A culminância do projeto foi a realização da Gincana Literária, no auditório da escola, no dia 08 de maio, onde os alunos colocaram em prática suas habilidades criativas e interpretativas. Sob a supervisão das professoras Nuciala e Lidimara, os estudantes cumpriram as tarefas propostas, envolvendo-se em atividades, tais como desfile narrado dos personagens principais, apresentações de cenas, entrevistas com personagens das obras estudadas e até mesmo criação de cordéis inspirados nas obras literárias.

De acordo com a professora Nuciala, algumas das atividades desenvolvidas durante a gincana já estão expostas no mural do Bloco “B”, Prédio Conselheiro Primo Bitti, incluindo releituras das capas das obras originais com fotos dos alunos, fotografias das cenas recriadas, e-mails enviados aos autores com questionamentos e considerações, bem como campanhas publicitárias para promover os livros estudados. Além disso, uma análise crítica das obras está incluída, destacando elementos regionalistas, históricos e críticas sociais presentes nas narrativas românticas.

Para a docente do CEA, a Gincana Literária foi uma ferramenta metodológica eficaz para apreciar as obras literárias, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda das temáticas abordadas e dos estilos dos autores. Ela citou Paulo Franchetti, o qual argumenta que o ensino da Literatura não é apenas uma fonte de conhecimento, mas também uma ferramenta de convencimento e moldagem de opiniões, já que essa arte apresenta um diferencial dos demais componentes curriculares: o deslocamento de perspectivas.

“O mais importante aqui é conversar um pouco. Dialogar sobre os textos literários do Romantismo Brasileiro. Paulo acrescenta ainda que, diferente de outras artes combinadas como filme e música, apenas com palavras é possível despertar choros e refinar uma opinião”, destacou a professora de Língua Portuguesa. Ela ressaltou a diversidade de temas presentes nas obras, que vão além das histórias de amor. A professora Nuciala também enfatizou a importância de analisar criticamente as obras, especialmente diante da idealização do amor romântico, que pode ter consequências sociais sérias.

“Essa idealização de um amor romântico, inclusive, gera mortes até hoje. Você o idealiza considerando as suas leituras, suas percepções de vida e essa idealização de fato não se concretiza. E, por conta disso, temos muitas consequências sociais”, alertou a docente do CEA. Para a professora Nuciala, a Gincana Literária não apenas permitiu explorar as nuances estéticas e temáticas do Romantismo Brasileiro, mas também ofereceu uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades de análise crítica e expressão criativa.

A aluna Emanuelly Matos Ottoni, da 2ª Série “B”, do Ensino Médio, compartilhou sua experiência sobre o projeto: “O trabalho de literatura lúdico sobre obras românticas da Literatura Brasileira foi uma experiência incrível. Fiquei encantada ao ver como os elementos literários ganharam vida de uma forma tão criativa e envolvente. A forma como os personagens e enredos foram apresentados realmente despertou meu interesse. O uso de jogos, encenações e música trouxe uma nova perspectiva à minha compreensão dessas obras”. Emanuelly destacou também a criatividade e envolvimento dos alunos do Ensino Médio do CEA, assim como a variedade de métodos utilizados para explorar as obras.

Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, atividades como essa demonstram a importância contínua da Literatura como uma forma de arte que não apenas educa, mas também inspira e transforma. O Centro Educacional de Aracruz (CEA) prova mais uma vez seu compromisso com a excelência educacional e a formação integral de seus alunos. A Gincana Literária, não apenas promoveu uma compreensão mais profunda da Literatura Brasileira, mas também incentivou a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico entre os estudantes do CEA.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br