Estudantes do Ensino Médio promovem exposição de telescópios em aula interdisciplinar no CEA

Estudantes do Ensino Médio promovem exposição de telescópios em aula interdisciplinar no CEA

Foto: Divulgação

Uma semana antes do primeiro eclipse lunar de 2022 e da aplicação da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), Ricardo Alves dos Santos, Antonella Del Piero Spinassé, Rubens Zanchetta Morelato Filho e Clara Borlini Bandeira da Silva protagonizaram um verdadeiro espetáculo no pátio da escola na disciplina de Física.

Mediados pelo professor Fabrício Antunes (Física e Lógica Aplicada), os alunos interagiram com as turmas dos 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental. Na ocasião, os estudantes do Ensino Médio explicaram a história do telescópio e a contribuição do físico e astrônomo Galileu Galilei, os modelos e funções para cada evento, além de explicarem sobre o eclipse da lua de sangue. 

A exposição dos telescópios realizada pelos alunos do Ensino Médio também contou com a contribuição dos professores, Telma Silva de Jesus Oliveira (Geografia) e Leôncio Carlesso Guzzo (Ciências), que acrescentaram mais informações sobre os eventos astronômicos o que despertou ainda mais curiosidade dos alunos do CEA para a Astronomia.

Para o professor Fabrício Antunes, momentos como esse desenvolvem nos estudantes habilidades e competências de um pesquisador e motiva-os a querer estar cada vez mais na escola.

Contextualizar a aprendizagem com os eventos do dia a dia dos estudantes, promove uma educação mais viva. Isto desenvolve o protagonismo do aluno, por meio dessas metodologias ativas, permitindo-o ser pesquisador, motivando-o a querer estar na escola, reduzindo a evasão escolar”, afirma Antunes.

O professor Leôncio (Ciências) além de explicar as leis de Kepler, declarou a importância da exposição Astronômica, uma vez que, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do CEA irão realizar a prova deste ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

“É um momento interessante, principalmente para os alunos que estão se preparando para realizar a prova da olimpíada de Astronomia terem esse contato com os telescópios e essa interação com outros estudantes de outras séries”, afirmou o docente do CEA.

Durante a exposição dos telescópios, a professora Telma Silva (Geografia) sinalizou que no próximo evento a ser realizado por sua turma, abrirá um stand para a Astronomia, uma vez que os estudantes ficaram encantados com o evento realizado pelos alunos da 1ª Série do Ensino Médio.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br