Estudantes do Ensino Fundamental fazem atividade prática de improvisação e criação musical

Estudantes do Ensino Fundamental fazem atividade prática de improvisação e criação musical

Fotos: Divulgação

Orientados pela professora de Arte, Dulcineia Ruy Nossa, os estudantes do 9º Ano, turmas “A”, “B” e “C”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), desenvolveram uma atividade voltada para improvisação e criação musical. As apresentações aconteceram no auditório da escola e foram assistidas pelos próprios alunos das turmas do 9º Ano, professores e equipe pedagógica.

“Era nítida a satisfação no rosto dos estudantes, após a conclusão da atividade. Foi uma manhã de muito aprendizado, de forma dinâmica e prazerosa. Os alunos, do Ensino Fundamental, deram um show de apresentações. Parabéns aos estudantes pelo empenho e resultado apresentado”, disse a professora de Arte do CEA.

 “Na música, a improvisação é usada em atividades que visam ao desenvolvimento da aprendizagem musical. Os exercícios apresentam brincadeiras com ritmos (usando instrumentos e o próprio corpo), experimentações individuais e coletivas que envolvem a criação de melodias e composições musicais, vivências livres que visam à exploração de sonoridades, dentre outros”, explicou Néia.

Ainda de acordo com a docente: “O corpo é uma fonte sonora com diversas possibilidades de exploração percussivas e melódicas. Palmas, batidas de pés, estalos, batidas no peito, dentre outros, são alguns exemplos de recursos percussivos que podem ser explorados corporalmente. Além deles, a voz pode ser usada de maneira percussiva, trabalhando ritmos cantados, ou ser base para a criação de melodias e experimentações de canto”.

Néia explicou, também, que alguns artistas se dedicam à pesquisa das sonoridades musicais, criando improvisações, compondo e explorando com profundidade os recursos sonoros musicais.

“O grupo brasileiro Barbatuques, o mais apreciado e de maior destaque no Brasil, dedica-se à pesquisa de percussão corporal, criando arranjos e composições estruturadas nas sonoridades do corpo. A atividade proposta para às turmas, foi baseada nesse grupo Barbatuques”, relatou a professora de Arte.

Conheça a opinião dos alunos do CEA sobre a atividade realizada

“As turmas do 9º Ano fizeram apresentações musicais, utilizando partes do corpo como forma de barulho. Tanto os ensaios e as apresentações foram produtivas e animaram as turmas, tirando a preocupação das tarefas e provas da mente dos alunos. Aprendemos que Arte é tudo aquilo que vemos e produzimos”. Mateus Pereira Araújo, estudante do 9º Ano “C”

“Gostei muito da atividade, me ajudou a interagir e me comunicar com meus colegas, tanto da minha turma, quanto das outras. Espero poder ter outras atividades desse tipo”. Sarah Foligno de Oliveira, aluna do 9° Ano “B”

“Foi um momento interessante, onde os alunos conseguiram fugir um pouco dos métodos tradicionais de ensino. Proporcionou momentos de lazer e aprendizado entre os alunos e a compreensão de que existem os mais variados métodos de fazer “Arte”. Como resultado, desempenho e aprovação dos alunos, obtivemos apresentações de excelente qualidade e sincronia”. Thaís Vitória Leite de Souza, aluna do 9º Ano “C”

“A atividade foi muito legal de ser realizada, pois aprendemos a ouvir mais o outro para ter uma sincronia e, principalmente, a concentração, mas, foi divertido esse momento de prestigiar o trabalho dos grupos de alunos”. Manuela Rossi Scopel, estudante do 9º Ano “A”

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br