Estudantes do Centro Educacional de Aracruz participam de aula de campo na capital do Espírito Santo

Estudantes do Centro Educacional de Aracruz participam de aula de campo na capital do Espírito Santo

Fotos: Divulgação

No último dia 6 de setembro, 76 alunos das 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram de uma viagem pedagógica à capital do Estado do Espírito Santo, Vitória. A atividade foi parte da disciplina “Aprofundamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, marcando o encerramento do tema “Homem Político”, estudado ao longo do segundo trimestre. Os estudantes visitaram a Assembleia Legislativa e o Palácio Anchieta, importantes símbolos dos Poderes Legislativo e Executivo estaduais. A aula de campo teve como objetivo proporcionar aos estudantes do CEA uma imersão prática e significativa no conteúdo estudado, reforçando a importância da educação cidadã e do papel da política na sociedade.

Durante a visita pedagógica, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história dessas instituições, explorar seus espaços de poder e acessar arquivos históricos. Na Assembleia Legislativa, um dos momentos mais aguardados da visita foi a simulação de uma Sessão Extraordinária, onde os estudantes atuaram como deputados, realizando a eleição da mesa diretora, propondo e votando um Projeto de Lei, vivenciando na prática o funcionamento do Poder Legislativo. Já no Palácio Anchieta, os alunos do CEA foram guiados por uma aula sobre a história do Espírito Santo e sua importância no cenário nacional. A experiência proporcionou aos estudantes uma imersão prática nos conceitos discutidos em sala de aula.

Essa aula de campo foi planejada em conjunto com os interesses dos alunos, que demonstraram grande engajamento com o tema ao longo do trimestre. A atividade foi o ponto alto de um extenso processo educativo que incluiu palestras, debates e apresentações de seminários sobre a importância da política e da cidadania. Após a visita às instituições políticas, os estudantes do Ensino Médio e professores do CEA também exploraram pontos turísticos históricos de Vitória, como a Catedral Metropolitana, a escadaria Maria Ortiz, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, e a Praça Costa Pereira. Durante esse percurso, eles puderam observar áreas de aterro e portuária no centro da cidade.

A visita pedagógica foi cuidadosamente planejada pelos professores de Ciências Humanas, Fernanda Rodrigues Wolkartt e Matheus Pignaton Nascimento, que coordenaram e organizaram a atividade em consonância com os interesses dos alunos, os quais demonstraram grande envolvimento com o tema “Homem Político”. Também acompanharam o grupo do CEA, o professor de Inglês Anderson Casais e a estagiária de Psicologia Ana Clara Oliveira da Silva. A experiência pedagógica foi fundamental para aprofundar o conhecimento dos estudantes do Ensino Médio sobre as estruturas de poder e o funcionamento do sistema político brasileiro.

Para o professor Matheus Pignaton Nascimento, essas atividades são essenciais para consolidar o aprendizado teórico. “A aula de campo é imprescindível para a vivência prática dos conteúdos apresentados em sala de aula, permitindo que o aluno desenvolva um senso de pertencimento e, assim, construa memórias significativas acerca do conhecimento adquirido. A instrução teórica oferece uma base crucial para a trajetória educacional dos discentes; contudo, a experiência vivida fora do ambiente escolar inova, motiva e reforça o sentimento de pertencimento. Além disso, destaca-se a construção de um conhecimento mais concreto e aprofundado, favorecido pela prática além dos limites físicos da escola”, afirmou Pignaton.

O professor Anderson Casais enfatizou o aprendizado gerado pela experiência: “Foi um dia de muito aprendizado para os estudantes e para mim também. Presenciamos os professores e guias atuando dentro do campo em que têm domínio. Na Assembleia Legislativa, os estudantes do Ensino Médio não só aprenderam sobre a criação e funcionamento de leis do nosso estado, mas também engajaram em uma simulação de votação dentro do Plenário, atuando como deputados e votando em projetos de leis criados por eles. No Palácio Anchieta, eles conheceram a história do Espírito Santo desde os primeiros nativos até os dias atuais. As aulas de campo são importantes, pois elas se tornam uma sala de aula no mundo externo da escola”, concluiu o docente do CEA.

A atividade despertou grande engajamento entre os alunos do CEA e reforçou a relevância do estudo da política e das ciências humanas na formação de cidadãos críticos e atuantes. A combinação de teoria e prática proporcionada pela visita contribuiu para que os estudantes desenvolvessem uma compreensão mais profunda dos processos políticos e históricos que moldam a sociedade em que vivem. A viagem pedagógica proporcionou aos alunos do CEA um aprendizado vivencial único, reforçando o papel das aulas de campo no processo educacional e no desenvolvimento de um conhecimento mais sólido e significativo.

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