Estudantes do Centro Educacional de Aracruz mergulham em atividade lúdica para aprimorar conhecimentos de Inglês
Os corredores do Centro Educacional de Aracruz (CEA) estavam repletos de entusiasmo e empolgação, à medida que os estudantes do 7º Ano, turma “B”, do Ensino Fundamental mergulharam em uma atividade lúdica repleta de desafios e diversão. Sob a orientação do professor Temístocles Griffo, os alunos exploraram os meandros da Língua Inglesa de uma maneira única e envolvente.
A ideia era não só despertar a curiosidade dos educandos, mas também aproximá-los do uso prático da língua, promovendo uma dinâmica de interação e aprendizado. A atividade, cuidadosamente projetada para estimular o interesse e a participação dos alunos, consistiu em um jogo em sala de aula, no qual os estudantes testaram seus conhecimentos recentemente adquiridos sobre os verbos modais.
O foco principal foi na habilidade de usar os verbos modais “can” e “can’t” para expressar capacidade e incapacidade, destacando tanto a escrita quanto a oralidade. A prática intensiva dos verbos modais para expressar habilidades resultou em um momento único de aprendizado para todos os participantes.
Segundo o professor Temístocles, a iniciativa teve como objetivo não apenas fortalecer o entendimento dos estudantes do Ensino Fundamental do CEA sobre os aspectos fundamentais do idioma Inglês, mas também proporcionar uma experiência prática e imersiva no uso da língua.
“A gamificação no ensino oferece mais dinamismo na aprendizagem, utilizando elementos dos jogos para tornar o ensino mais atrativo. Em vez de algo monótono e tradicional, ela incentiva o engajamento a partir de algo que chama a atenção dos alunos, garantindo que a aprendizagem ocorra com muito mais significado”, explicou o docente do CEA.
Os estudantes do 7º Ano “B”, expressaram seu entusiasmo com a atividade através de depoimentos positivos. Ana Clara Loureiro Santana descreveu o jogo como “super divertido” e ressaltou que “a prática foi diferente”. Heitor Sepulchro Camillato destacou que a atividade “estimulou o uso da Língua Inglesa de forma criativa por meio de um jogo”. Já Lara Lucas Terce comentou que “aprendemos muito colocando em prática o que vimos em sala de aula”.
Além de proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, a aplicação do jogo também teve um impacto tangível no reforço das estruturas linguísticas estudadas em sala de aula. Essa abordagem educacional inovadora reflete o compromisso do Centro Educacional de Aracruz (CEA) em proporcionar experiências educativas significativas e enriquecedoras para seus alunos, sejam do Ensino Fundamental ou Médio.
Com o sucesso desta atividade, fica evidente que a combinação de aprendizado lúdico e prático pode ser uma poderosa ferramenta no arsenal educacional, capacitando os alunos a não apenas compreender, mas também aplicar ativamente seus conhecimentos em um ambiente estimulante e envolvente. O CEA continua proporcionando um ambiente educacional inovador e transformador, que prepara os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br