Estudantes do CEA realizam Festival de Cinema com filmes de guerra

Estudantes do CEA realizam Festival de Cinema com filmes de guerra

Prof.ª Fernanda e a equipe de alunos do 9º Ano “C” vencedores da edição 2024 do Festival de Cinema. Fotos: Divulgação.

As turmas dos 9º Anos “A”, “B” e “C” do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), apresentaram um Festival de Cinema com filmes de guerra, realizado no auditório da escola, no último dia 3 de setembro. A iniciativa, conduzida pela professora Fernanda Rodrigues Wolkartt, responsável pela disciplina de “História”, vem sendo desenvolvida desde o mês de julho de 2024 e envolve um aprofundado estudo sobre a Segunda Guerra Mundial. O evento foi o ponto culminante do trabalho que foi elaborado até o mês de agosto.

Durante o estudo da Segunda Guerra Mundial, os alunos foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de analisar obras audiovisuais de diferentes épocas. Essas obras retratavam temas como campos de concentração, estratégias de guerra e batalhas, proporcionando uma visão aprofundada dos eventos que marcaram este período sombrio da história da humanidade.

Os grupos produziram cartazes e curtas-metragens com imagens para divulgar e promover os filmes escolhidos. Entre os filmes utilizados como base para o trabalho estavam: Pearl Harbor, Olga, A Vida é Bela, O Menino do Pijama Listrado, A Lista de Schindler, Oppenheimer, Zona de Interesse, A Menina que Roubava Livros, Códigos de Guerra e Operação Valquíria.

Os jurados: Prof. Matheus Pignaton, a estagiária de Psicologia, Alanys Silva e a prof.ª Elaine Cristina.

No dia do festival, os estudantes dos 9º Anos do Ensino Fundamental do CEA apresentaram o material produzido no auditório da escola. Para a avaliação dos trabalhos, a professora Fernanda convidou os professores Matheus Pignaton Nascimento, de “Geografia”, e Elaine Cristina Deolindo dos Santos Firme, de “Matemática”, além da estagiária de Psicologia, Alanys dos Santos Silva, que atuaram como jurados.

O destaque do evento foi a equipe do 9º Ano “C”, composta pelos estudantes Sarah Lima Simões, Tharsylla da Rocha Rodolphi Fernandes, Lívia Viana Silva, Yasmin Agner, Ester Scarabelle Rampineli dos Reis e Renan Pereira Ferreira. Eles foram responsáveis pela produção brasileira do filme Olga e venceram nas categorias “Melhor Vídeo” e “Melhor Cartaz de Divulgação”.

A professora Fernanda Rodrigues Wolkartt destacou que essa atividade, já tradicional na escola há 10 anos, encanta e promove o desenvolvimento crítico e histórico dos alunos. Ao longo dos anos, o formato do projeto foi adaptado à realidade contemporânea e às necessidades das turmas de 9º Ano. Segundo a docente, o objetivo do trabalho é revisitar um momento crucial da história, compreendendo os impactos negativos da guerra, como o holocausto, a perseguição de minorias e a defesa de ideologias totalitárias.

A equipe do 9º Ano “C”: Sarah Lima, Tharsylla da Rocha, Lívia Viana, Yasmin Agner, Ester Scarabelle e Renan Ferreira.

“É fundamental que os alunos tenham uma visão crítica e sejam capazes de relacionar as obras audiovisuais ao contexto histórico em que foram produzidas, identificando como os personagens e eventos foram adaptados para o cinema”, afirmou a docente do CEA.

Fernanda ainda pontuou a importância de conectar os estudantes a uma realidade histórica distante, mas que precisa ser constantemente revisitada para evitar que tais eventos se repitam. “Nosso objetivo é aproximar os alunos de eventos históricos, como os da Segunda Guerra Mundial, para que possam entender o impacto dessas ocorrências e, assim, evitar que erros semelhantes se repitam no futuro”, concluiu.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br