“Esperança de vida das pessoas” é tema de pesquisa realizada por alunos do Ensino Fundamental

“Esperança de vida das pessoas” é tema de pesquisa realizada por alunos do Ensino Fundamental

Fotos: Divulgação

Dando continuidade ao Projeto “Idade da Sabedoria”, os alunos dos 8º Anos, turmas A, B e C, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), mergulharam nos estudos sobre as marcas do tempo nas pessoas. Orientados pela professora de Língua Portuguesa Rachele Oliveira de Jesus, e dentro dos conteúdos trabalhados pela docente, nas aulas da disciplina, foi proposto aos estudantes a realização de uma pesquisa sobre a esperança de vida dos brasileiros e de outros países do mundo.

“Através de estudos da Literatura e textos científicos vimos que o avanço na medicina, a importância dada à rede de saneamento básico, os cuidados com a higiene e a alimentação, à conscientização sobre a atividade física frequente e regular favorecem para que as pessoas vivam mais. Despertar o questionamento sobre suas escolhas e ações, como a alimentação, a prática do exercício físico e a qualidade do tempo foi um dos pilares para nossos estudos”, afirmou a professora Rachele, responsável pela atividade.

Segundo a docente do CEA: “Mas qual é o tempo médio de vida das pessoas? Quais fatores favorecem para que as pessoas vivam mais nos tempos atuais? Qual a diferença de expectativa de vida no mundo? Com base nesses questionamentos e por meio de sorteio, os alunos foram organizados em duplas, e na escola, fizeram pesquisas para responder estas perguntas, e outros assuntos como curiosidades do país e imagens. Os discentes montaram gráficos ilustrando os dados sobre a esperança de vida de homens e mulheres dos países estudados”.

“Este trabalho foi legal porque pude saber mais sobre a média de vida dos brasileiros e que o Brasil está melhorando cada vez mais para a população”, relatou o estudante do 8º Ano C, Rico dos Anjos Rocha. O aluno Luiz Felipe da Vitória Mercier, do 8º Ano B, completou: “Foi um trabalho legal que fez com que pesquisássemos e descobríssemos informações sobre outros países e que podem ajudar o nosso próprio estilo de vida e país”.

A professora de Língua Portuguesa Rachele Oliveira de Jesus relatou: “Utilizando a tecnologia como ferramenta, as apresentações dos estudantes do 8º Ano, do Ensino Fundamental, foram feitas na sala maker de nossa escola. A ideia ao usarmos esse espaço, foi para que os alunos pudessem pesquisar e usar a tecnologia disponível na realização da atividade proposta. Foi na sala maker que, juntos, aprendemos sobre a cultura e os avanços no estilo de vida de quem vive e viverá mais”. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br