Erupções vulcânicas são simuladas por alunos do Ensino Fundamental do CEA

Erupções vulcânicas são simuladas por alunos do Ensino Fundamental do CEA

Durante as aulas online e presenciais da disciplina de Geografia, os alunos do 6º Ano, turmas A e B, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) realizaram experimentos simulando erupções vulcânicas para compreender como os vulcões são formados, por meio de movimentos das placas tectônicas e sobre as rochas magmáticas.

Segundo a professora Telma Silva de Jesus Oliveira, que leciona a disciplina de Geografia, a atividade buscou fazer com que os estudantes relacionassem a teoria da formação dos vulcões e das placas tectônicas com a parte experimental. Além disso, conforme a professora, o trabalho prático possibilitou que os alunos compreendessem como ocorre as formações e erupções dos vulcões.

“Eles entenderam como ocorrem as formações das rochas magmáticas e interagiram com colegas sobre os conhecimentos adquiridos”, detalhou a docente do CEA. A professora explica que, por meio da aula remota e das aulas presenciais de Geografia, foi solicitado aos alunos que realizassem o experimento do vulcão e, após terem feito o experimento, tudo fosse registrado com fotos e relato por escrito.

Ainda de acordo com a docente, os alunos também deveriam após o experimento, responder algumas questões sobre a formação dos vulcões. O trabalho culminou numa exposição no pátio da escola com explicações do fenômeno para os estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano).

Para a aluna Yasmin Agner do 6º Ano B, fazer o vulcão foi uma experiência e tanto: “Gostei muito de fazer esse vulcão. Fiz junto com a minha mãe e foi muito divertido”. Já a aluna Luisy Folli de Bortoli, também do 6º Ano B, afirmou que amou fazer o vulcão, pois é uma coisa que ela sempre quis fazer, mas nunca teve a oportunidade.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br