Edição 2023 do “CEA Literário” é sucesso! Familiares e amigos dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio marcam presença no evento

Edição 2023 do “CEA Literário” é sucesso! Familiares e amigos dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio marcam presença no evento

Fotos: Alessandro Bitti

A quadra poliesportiva do Centro Educacional de Aracruz (CEA) foi o palco principal da edição 2023 do projeto “CEA Literário” realizado pelos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, nos dias 11, 12 e 13 de julho. O evento contou com a presença entusiasmada de familiares, amigos, professores, funcionários da equipe pedagógica e administrativa, tornando-se um momento único de interação, aprendizado e celebração da literatura.

O “CEA Literário” é um evento anual que busca homenagear as famílias dos alunos, incentivando a leitura e o compartilhamento do mundo literário entre pais e filhos. Na cerimônia de abertura, a diretora escolar, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, enfatizou a importância da reflexão sobre a leitura e sua relevância em nossas vidas, tanto na literatura brasileira como na internacional.

“Mais um ano que fazemos o “CEA Literário”. Um evento pensado para ser uma homenagem às famílias de nossos alunos, para que vocês possam aproveitar esse momento de interação com seus filhos. É também um momento de reflexão sobre o que lemos e para que lemos, bem como uma reflexão sobre o que temos lido ultimamente. Afinal, precisamos nos alimentar de uma boa literatura e informação, seja ela brasileira ou internacional. Esse momento foi organizado para que vocês possam se apaixonar pelo mundo da leitura, assim como seus filhos”, disse a diretora escolar.

Representando a Fundação São João Batista (FSJB), mantenedora do CEA, a presidente Celi Cabral ressaltou a satisfação em receber as famílias na escola e enfatizou a importância da parceria entre a instituição e os pais no desenvolvimento educacional dos estudantes. O CEA, com 29 anos de história na educação de Aracruz, reconhece a relevância do apoio familiar para o sucesso educacional.

“É uma alegria muito grande para todos nós, da Fundação São João Batista e do CEA, recebê-los, hoje, aqui na escola que escolheram para ser a escola de seus filhos. A presença da família é muito importante, pois é necessário esse acompanhamento dos pais junto à escola. Essa interação entre escola e família me deixa muito alegre. Afinal, o CEA vem fazendo a história da educação em Aracruz há 29 anos e o nosso sucesso é em grande parte devido ao reconhecimento de nosso trabalho pela família de nossos alunos. Por isso, agradeço a presença de todos vocês. Muito obrigada e aproveitem à noite”, destacou Celi Cabral. 

“Tenho certeza que hoje, você, seja adulto ou criança, irá sair daqui feliz e dando muitas gargalhadas. Sejam bem-vindos a nossa escola e ao mundo mágico da leitura e da imaginação. Começa agora a edição 2023 do “CEA Literário”. Todos os anos trazemos uma proposta diferente para esse evento que incentiva o hábito da leitura. Ficamos felizes em poder desenvolver um momento de integração entre a família e escola, onde o nosso aluno se torna o protagonista de sua trajetória educacional, isso é, se torna o autor de suas atividades, por meio da autonomia”, pontuou a supervisora escolar do CEA, Eleide B. C. Maulaz, na abertura da edição 2023 do evento.

Durante o “CEA Literário” a quadra poliesportiva da escola, estava ornamentada e preparada para as apresentações de teatro, declamações e dramatizações de poemas e poesias, apresentação musical, bem como outros espaços escolares como a tenda temática no pátio principal, a Sala Maker, o auditório e, até mesmo, a sala de aula. Um dos objetivos do projeto é tornar o educando protagonista e despertá-lo para o hábito da leitura. Por isso, cada aluno do Ensino Fundamental e Médio teve a oportunidade de participar de atividades específicas, apropriadas à sua faixa etária, o que tornou o “CEA Literário” uma jornada rica em experiências culturais e literárias.

O pontapé inicial do “CEA Literário” foi dado pelos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 6º Ano), no último dia 11. Na ocasião, os pequenos artistas apresentaram uma emocionante coreografia chamada “O Livro Mágico”, embalada pela música “Aquarela”, de Toquinho. Logo após, foi feita a apresentação da Cia de Bonecos Tio Diu, que ensinou a garotada o verdadeiro significado de algumas palavras como respeito, amor e amizade, que fazem a diferença na vida de qualquer pessoa.

De forma lúdica e alegre a garotada e seus familiares interagiram com os personagens: cão Lupito, vô José, Gilsão, Chico chinês, príncipe Sapoaldo, dentre outros e aprenderam direitinho como devemos tratar as pessoas, valorizar os nossos professores e a escola, bem como o valor da família e como viver bem e com qualidade de vida em sociedade.

Quem passou pelo pátio principal da escola, pôde conferir a ornamentação preparada pelos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e os professores do CEA. Eles organizaram com todo carinho um espaço temático, com base no livro “O Menino do Dedo Verde” de Maurice Druon. A exposição ambiental ofereceu mudas de árvores nativas e frutíferas doadas pela Prefeitura de Aracruz, incentivando o cuidado com a natureza.

Dando continuidade à edição 2023 do “CEA Literário”, no dia 12 de julho, os estudantes dos 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental realizaram na quadra poliesportiva declamação de poesias e apresentações musicais coreografadas. Os alunos dos 7º Anos declamaram poesias e fizeram apresentação da música “Dias Melhores”, do Jota Quest. Já os estudantes dos 8º Anos declamaram a poesia “Paz Sem Fronteiras”, de autoria do aluno do CEA do 8º Ano, turma “B”, João Pedro Pissinati Moraes. As apresentações tiveram como finalidade promover mensagens de respeito, acolhimento e esperança a fim de promover a “Cultura de Paz”.

Fechando com chave de ouro a edição 2023 do “CEA Literário”, no dia 13 de julho, os estudantes dos 9º Anos do Ensino Fundamental encenaram contos, sempre promovendo mensagens positivas e enriquecedoras. Já os alunos das 1º Séries, turmas “A” e “B” apresentaram as peças teatrais: “A Farsa de Inês Pereira” e “Dom Quixote”, e encenaram uma “Dança Medieval”.

Os estudantes do Ensino Médio, também, ornamentaram a tenda do pátio principal da escola e criaram a “Taberna da Era Medieval”, com venda de comidas e bebidas. Além da apresentação musical de uma banda composta por alunos da 1ª Série “A” e “B”, que encantou a todos com o seu repertório musical. Já os alunos da 2ª Série, turmas “A” e “B”, foram responsáveis pela produção e apresentação de um empolgante “Júri Simulado”, baseado em diversas narrativas realistas, pois os acusados são personagens do movimento denominado “Realismo”.

No final do júri, todos os presentes foram convidados a votar. Para isso, apontaram a câmera dos seus celulares para o QR-Code entregue na entrada do auditório e acessaram o link que apareceu logo após.  O “Júri Simulado” realizado pelos alunos do Ensino Médio promoveu a interdisciplinaridade e teve como objetivo o desenvolvimento do poder de convencimento, abordagem coerente, argumentação, organização, além de proporcionar aos estudantes a simulação de um Júri, viver a postura de advogado, defesa e magistrado, dentre outros.

Enquanto isso acontecia no auditório e outras apresentações e atividades eram realizadas na sala de aula, no pátio principal e na quadra poliesportiva, os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio conduziram, simultaneamente, na Sala Maker um Talk Show: Programa de entrevistas intitulado “De frente com os modernistas”. O programa foi pensado, após os alunos do Ensino Médio terem lido várias obras do período literário denominado “Modernismo”.

Dessa forma, os estudantes selecionaram personagens emblemáticos de diferentes histórias e criaram uma espécie de entrevista para que a plateia presente pudesse conhecer cada um desses personagens, bem como, saber um pouco sobre aquilo que os escritores desejavam abordar nessa fase literária. Afinal, o “Modernismo” é uma fase que defende uma literatura que seja a cara do Brasil, ou seja, as histórias criadas contemplam as regiões brasileiras e as pessoas que nela estão, bem como, a linguagem coloquial do povo, os problemas da Nação, a cultura e a natureza do nosso país.

A edição 2023 do “CEA Literário” foi, sem dúvida, uma celebração da leitura, da imaginação e do aprendizado compartilhado entre escola e as famílias dos estudantes do CEA. Os professores, a equipe pedagógica e administrativa da escola, bem como os participantes do evento saíram satisfeitos e repletos de memórias inesquecíveis. Que a literatura continue a inspirar e transformar a vida de todos os envolvidos, abrindo caminhos para um futuro ainda mais brilhante.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br