Docentes e equipe do Centro Educacional de Aracruz recebem treinamento crucial em Primeiros Socorros

Docentes e equipe do Centro Educacional de Aracruz recebem treinamento crucial em Primeiros Socorros

Fotos: Alessandro Bitti

No dia 18 de novembro, os professores do Ensino Fundamental e Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA), juntamente com a equipe pedagógica, técnicos-administrativos e operacionais da instituição, participaram de um treinamento vital sobre Primeiros Socorros, com ênfase na Lei Lucas. A capacitação aconteceu no auditório da escola e foi conduzida pelo instrutor e enfermeiro especialista em Trabalho e Saúde Mental, Estevão Gobe Ribeiro, da Gobbi Treinamentos, localizada no município de Serra (ES).

Colaboradores da biblioteca, do setor de Recursos Humanos e a diretora escolar, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, também estiveram presentes na capacitação. Estevão Gobe Ribeiro destacou que a Lei Lucas (Lei n.º 13.722/2018) determina que escolas da educação básica, tanto públicas quanto privadas, devem proporcionar treinamentos periódicos em noções básicas de primeiros socorros aos funcionários, professores e alunos.

O instrutor enfatizou que o objetivo é capacitar essas pessoas para lidar com situações de emergência, como engasgamento, parada cardiorrespiratória e outros acidentes que possam ocorrer dentro ou fora do ambiente escolar. “A implementação da Lei Lucas visa aumentar a conscientização sobre a importância dos primeiros socorros, fornecendo conhecimentos básicos de atendimento emergencial que podem fazer a diferença na sobrevivência e no bem-estar das pessoas em situações de emergência médica”, pontuou Gobe.

Lidimara Soares Monteiro, professora de Português e Produção de Texto, expressou sua satisfação com a iniciativa do CEA em preparar seus educadores e colaboradores para situações imprevisíveis. Ela ressaltou a origem da Lei Lucas, uma tragédia envolvendo um aluno de apenas 10 anos, que poderia ter sido evitada com conhecimentos em primeiros socorros.

A professora destacou a importância da normativa, conhecida como Lei Lucas, diante da imprevisibilidade da rotina escolar, que pode trazer tanto momentos de alegria quanto de tensão e medo. Com uma experiência de trabalho em escolas desde 2004, Lidimara testemunhou vários acidentes e situações de emergência no ambiente escolar, reforçando a necessidade da capacitação em primeiros socorros.

“Na nossa vida diária, também temos imprevistos e incidentes que são passíveis de acontecer e, por isso, devemos ter sempre em mente, uma postura vigilante e atenta ao que ocorre em nosso entorno. Tendo em vista que qualquer situação de emergência é inesperada, essa capacitação é primordial para toda a sociedade, mas especialmente a comunidade escolar, do CEA.  Fico feliz em fazer parte de uma escola que se preocupa com os seus educandos e pode proporcionar um momento de aprendizado e reflexão sobre a teoria e prática da importância dos conhecimentos de primeiros socorros”, destacou a docente do CEA.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam a dar suporte básico de vida a pessoas que sofrem acidentes, os primeiros procedimentos a serem adotados e observados para salvar vidas. O instrutor abordou manobras de Heimlich, avaliação primária e secundária, convulsões, desmaios, quedas, fraturas, hemorragias, engasgos e parada cardiorrespiratória.

O enfoque na Lei Lucas n.º 13.722/2018 visou aumentar a segurança das crianças e adolescentes no ambiente escolar, proporcionando aos profissionais do CEA os conhecimentos necessários para lidar com situações emergenciais. A iniciativa reforça o compromisso da escola com a segurança e bem-estar da comunidade educacional, preparando-os para agir com eficácia em momentos críticos.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br