De forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, alunos do Ensino Fundamental aprendem os Gêneros Textuais

De forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, alunos do Ensino Fundamental aprendem os Gêneros Textuais

“Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E, com isso, incentivam a auto avaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima”, explicou a professora regente da turma do 5º Ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), Janaína Aparecida Lopes da Silva.

Visando mais produtividade dos estudantes, a prof.ª Janaína propôs aos alunos trabalharem o Gênero Textual, de forma contextualizada, cujo elementos compositores foram estudados sistematicamente na disciplina de Língua Portuguesa. Para tal, foi necessário elaborar formas diferenciadas de trabalhar os seus conceitos, ou seja, elaborar novos modelos de ensinar e aprender regras de jogo e de brincadeira.

Os estudantes do 5º Ano apresentaram diversos jogos e brincadeiras e, por meio deles, começaram a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Dessa forma, resolveram conflitos e hipóteses de conhecimento, ao mesmo tempo, desenvolveram a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.

A professora Janaína afirmou: “Por meio dos jogos e brincadeiras, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos e brincadeiras podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação”.

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