CEA apresenta a pais e alunos o Novo Ensino Médio para 2022

CEA apresenta a pais e alunos o Novo Ensino Médio para 2022

Fotos: Alessandro Bitti

“Essa noite é muito importante para o CEA, enquanto instituição de ensino, pois estaremos apresentando as diretrizes que irão nortear o novo Ensino Médio, com base nas orientações dadas pelo governo estadual e federal, onde o aluno se torna protagonista do seu aprendizado. O CEA é uma escola que tem uma história de sucesso tanto no Ensino Fundamental, quanto no Médio”, ressaltou a diretora escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, na abertura da reunião de apresentação do Novo Ensino Médio.

Na ocasião, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) apresentou aos pais e estudantes da escola, que em 2022 irão cursar o Ensino Médio, como será o novo modelo de ensino e de que forma a nova matriz curricular será implementada. O Novo Ensino Médio do CEA terá dois conjuntos de aprendizagens que vão compor o currículo: a Formação Geral Básica (FGB), que é a mesma para todos os estudantes, e os itinerários formativos, que se aprofundam em áreas específicas do conhecimento, de escolha de cada aluno. 

“O Novo Ensino Médio é uma proposta de ensino que traz o aluno como protagonista na construção do seu conhecimento, da sua carreira educacional, para que ele chegue a fazer uma boa escolha profissional. O Novo Ensino Médio traz uma mudança no arranjo curricular, nas matérias que o aluno irá estudar e se aprofundar durante os três anos que irá cursar o Ensino Médio”, explicou a supervisora escolar do CEA, Rafaella Grazziotti. 

E, continuou Rafaela: “Teremos um currículo com formação geral e básica que são com disciplinas essenciais, que alunos de qualquer escola irão estudar, como: Matemática, História, etc. A novidade está nos itinerários formativos que são um conjunto de atividades que contemplam a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio, que permitem aprofundamento nas áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.

Ainda de acordo com a supervisora escolar: “A nossa proposta é trazer para o aluno uma experiência de aprendizagem que possibilite a ele fazer uma escolha mais assertiva no curso superior. A mudança do Ensino Médio do CEA acontece de forma gradativa. O novo currículo irá começar em 2022 apenas para os alunos da 1º Série do Ensino Médio. Os da 2ª e 3ª Série irão continuar com o atual currículo que temos hoje no CEA”, frisou.

O Novo Ensino Médio do CEA terá como áreas de aprofundamento do currículo, isto é, itinerários formativos e trilhas de aprofundamento: Linguagem Aplicada; Lógica Aplicada; English Lab; Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação.  A partir do ano que vem a parceria com a Tecnolokid (Escola de Tecnologia e Inovação) de Aracruz se amplia e a startup irá ser responsável também por implantar o Programa de Tecnologia e Inovação no Ensino Médio.

Esse programa terá os seguintes conteúdos para a 1º Série do Ensino Médio: Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; Softwares e Aplicativos; Design Gráfico e Multimídia; Entretenimento e Games. Já na 2ª Série os conteúdos serão: Comércio e Serviços; Viagem, Turismo e Gastronomia; Agronegócios; Arquitetura e Construção. E, na 3ª Série os conteúdos trabalhados serão: Marketing Digital; Impacto Social e Sustentabilidade; Saúde e Bem-Estar Esporte e Cultura. Desde a 1º Série os estudantes irão trabalhar o Projeto Startup.

“A Tecnolokid é uma edtech que ensina Engenharia, Tecnologia e Inovação para alunos do Ensino Fundamental e Médio, por meio de uma plataforma educacional”, explicou Cynthia Barros, diretora Educacional e Executiva da startup, que tem como documentos norteadores: Base Nacional Comum Curricular, Common sense, Australian Curriculum, ISTE Standards, New Zealand Education ThinkNew.

São fundadores da Tecnolokid: Cynthia Barros e Aécio João Scarpati, diretor de Operações e Tecnologia. A Tecnolokid é uma startup brasileira de Tecnologia e Inovação, com foco no ensino de crianças, através de um sistema online e com metodologia exclusiva. O Programa de Tecnologia e Inovação da Tecnolokid permite que os alunos do CEA contribuam para o mundo como cidadãos globais ativos.

As habilidades e capacidades desenvolvidas pelos estudantes oferecem oportunidades de conexões significativas com os resultados mais amplos das outras disciplinas regulares. A startup é reconhecida pela AWS EdStart Member, Centro de inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Inovativa Brasileira, Amazon.

Diferenciais do CEA com a nova proposta de Ensino Médio

Formação acadêmica humana, profissional, social e cultural completa, ampliando as possibilidades de escolhas e atuações para futuras carreiras no mercado de trabalho. Ensino tecnológico único e personalizado. Estrutura física ampla, completa com laboratórios inovadores: Maker, Matemática, Artes, Química, Física, Anatomia, Ciências. Programa de orientação profissional através da disciplina de Projeto de Vida.

A partir de 2023 o CEA será uma escola multisseriada, ofertando aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de escolha nas áreas de aprofundamento. A escola terá nas disciplinas específicas dois currículos: Aprofundamento na área de Linguagens e Ciências Humanas e Aprofundamento na área de Matemática e Ciências da Natureza.

Os alunos do Ensino Médio em 2023 poderão escolher qual área especifica gostariam de cursar. Desse modo alunos de séries diferentes, mas de mesma área cursaram a disciplina juntos, possibilitando assim maior interação e aprendizado entre os jovens. Em 2023 o CEA se torna um colégio inovador, tecnológico com ensino multisseriado, uma escola completa para você jovem alcançar seus maiores sonhos.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br