CEA: Alunos do Ensino Médio organizam Roda de Conversa, com figuras importantes na história da escola, para comemorar os seus 29 anos

CEA: Alunos do Ensino Médio organizam Roda de Conversa, com figuras importantes na história da escola, para comemorar os seus 29 anos

Créditos das fotos: Maria Eduarda Santiago Neves (2ª Série B).

Orientados pelos professores, Fernanda Rodrigues Wolkartt e Matheus Pignaton Nascimento, responsáveis pelo itinerário formativo, do Novo Ensino Médio, da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, os estudantes da 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), realizaram uma Roda de Conversa, em comemoração aos 29 anos da escola. O evento aconteceu, no dia 17 de maio, no auditório da instituição de ensino.

Para marcar o momento, os alunos do CEA convidaram figuras importantes na história da escola. Dentre os convidados estavam a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Maria Guisso Cabral, uma das idealizadoras da escola; a ex-diretora do CEA, Zilma Nascimento Loureiro; a ex-professora da escola, Helania Mara Grippa Rui e os ex-alunos do CEA, o médico nutrólogo e plantonista, Vinicius Cavaglieri e o diretor de Tecnologia e Operações da Tecnolokid, Aécio João Scarpati.

Na ocasião, um grupo de alunos do CEA se organizaram, em uma equipe de reportagem, e foram responsáveis por conduzir entrevistas com os convidados especiais. Durante as entrevistas, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, as essas figuras ilustres, e ouvir seus depoimentos emocionantes sobre a importância do CEA em suas vidas.

Vinicius Cavaglieri, ex-aluno do CEA, expressou sua gratidão pela lembrança dos 29 anos da escola e destacou a satisfação em ver como o CEA tem crescido perante a sociedade de Aracruz e região. Ele estudou no CEA desde a Alfabetização até o 8º Ano do Ensino Fundamental, e atribui à escola sua inspiração para seguir a carreira de Medicina. Vinicius enfatizou ainda a importância não apenas do aprendizado acadêmico, mas, também, dos valores de cuidado e apoio mútuo que o CEA sempre promoveu.

“Quero deixar registrado que a prof.ª Helania foi uma das pessoas que me inspiraram a cursar Medicina. Se, hoje, faço o que faço é por causa do CEA. Para os atuais alunos da escola deixo a seguinte mensagem: Valorizem esse tempo que vocês têm no CEA para adquirirem conhecimento e serem grandes profissionais no futuro. Nunca desistam da caminhada estudantil de vocês. Aos professores, desejo que possam continuar com o excelente trabalho que sempre realizaram”, disse o médico nutrólogo e plantonista.

A ex-professora Helania Mara, que trabalhou no CEA por 25 anos, expressou orgulho e gratidão por ter feito parte da instituição de ensino. Na ocasião, ela ressaltou a qualidade e o caráter familiar da escola, mencionando ainda que seus dois filhos passaram pelos bancos escolares do CEA. Ao final de sua fala, a prof.ª Helania encorajou os estudantes do Ensino Médio a perseguirem seus objetivos com vontade e determinação, lembrando que todos são capazes de alcançar o que desejam, desde que tenham persistência e fé.

O diretor de Tecnologia e Operações da Tecnolokid e ex-aluno do CEA, Aécio João Scarpati, ao ser questionado sobre a criação da Tecnolokid, destacou que ele e sua esposa, Cynthia Barros Scarpati, queriam unir as áreas de educação, computação, tecnologia e inovação, preparando, assim, crianças e adolescentes para um futuro cada vez mais digital. 

“Muito mais do que ensinar ferramentas tecnológicas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, queremos inspirá-los a resolverem problemas e melhorarem a sociedade por meio da inovação. O CEA foi a primeira escola de Aracruz e região, a adotar a disciplina de Tecnologia e Inovação, em sua grade escolar”, afirmou Aécio.

Quanto à parceria com o CEA, Aécio expressou sua satisfação e orgulho em trabalhar com a instituição e seus alunos. Ele reconheceu que cada estudante tem sonhos, metas e objetivos, e sente-se realizado em contribuir para o ensino de Tecnologia e Inovação que, sem dúvida, cumprirá um papel fundamental em seus futuros, seja no âmbito pessoal ou profissional.

“Tenho um orgulho muito grande de atuar aqui no CEA, mas, principalmente de atuar com vocês, cada um de vocês, estudantes, sejam do Ensino Fundamental ou Médio, login por login. Então, me sinto muito feliz pela parceria com o CEA, em especial, pela parceria com vocês, alunos, que são quem utilizam e aprendem diariamente todo o material que preparamos com muito carinho”, ressaltou o diretor de Tecnologia e Operações da Tecnolokid.

Celi Cabral, presidente da FSJB e uma das idealizadoras do CEA, falou sobre sua alegria em participar das comemorações dos 29 anos da escola, que promove junto aos seus alunos, sejam do Ensino Fundamental ou Médio, valores como respeito, família e liberdade de expressão.

“Foi desafiador fundar o CEA, principalmente, pela falta de recursos financeiros, que eu e a saudosa dona Penha Stelzer, encontramos. Apesar disso tudo, hoje, é uma satisfação enorme ver os frutos colhidos ao longo dos anos, os alunos que passaram pela nossa escola e seus filhos que hoje também estudam no CEA”, disse emocionada Celi durante a Roda de Conversa.

Quanto aos planos para o futuro da escola, Celi destacou o compromisso de oferecer o melhor aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, seja em tecnologia, corpo docente e espaços que proporcionem mais oportunidades de aprendizados aos estudantes. Ela mencionou, também, estar estudando um método de ensino mais individualizado, inspirado em uma escola de Portugal, com o objetivo de acompanhar as mudanças do mundo e adaptar essa metodologia de ensino no CEA.

A ex-diretora do CEA, Zilma Nascimento Loureiro, expressou sua alegria em fazer parte da FSJB, como conselheira, e de ter participado ativamente dessa longa trajetória de sucesso do CEA. “Estou muito feliz, por fazer parte dessa instituição há muitos e muitos anos. Pela Fundação, tenho a oportunidade de ser conselheira e pelo CEA tive o prazer de trabalhar por cerca de dez anos e meio como diretora. Por isso, é uma alegria enorme estar aqui com vocês nessa celebração dos 29 anos da escola”, disse Zilma emocionada.

Questionada sobre como se sente ao saber que foi uma diretora importante na história do CEA, Zilma não conteve a emoção ao afirmar: “Olha, é uma alegria muito grande poder saber que a gente contribuiu com o crescimento de uma escola como o CEA, para o engrandecimento do ensino que é ofertado aqui para todos vocês, alunos”, disse, demonstrando seu envolvimento e dedicação com o CEA ao longo de mais de uma década.

“A presença desses convidados especiais, na celebração dos 29 anos do CEA trouxe à tona a importância de pessoas comprometidas com a educação e o crescimento da comunidade escolar. Cada experiência relatada, por essas figuras ilustres, bem como a dedicação dessas pessoas para com o CEA ao longo dos anos são um exemplo inspirador para todos aqueles que fazem parte dessa instituição e reforçam o compromisso com a qualidade de ensino oferecido”, afirmou a diretora escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli.

Para a estudante da 1ª Série “A”, Júlia Martinelli Balan, participar da Roda de Conversa em comemoração aos 29 anos do CEA foi uma experiência maravilhosa. “Tivemos a oportunidade de trabalharmos em grupo, adquirindo conhecimento e experiências em diferentes áreas do saber. No momento, não sei exatamente qual será a minha profissão no futuro, mas sem dúvida alguma, digo que esse aprendizado será um guia importante no meu futuro profissional”, ressaltou a aluna do Ensino Médio.

“Foi muito gratificante estar ao lado dos convidados que fizeram a história do CEA. Eles passaram muitos conhecimentos e grandes aprendizagens para nós, alunos do Ensino Médio. Esses convidados especiais são exemplos de vida, como pessoas e como profissionais. Só tenho a agradecer pelo encontro que me motivou a ser melhor nas áreas que estou/estarei atuando na minha vida, que venha mais momentos como este, para que todos, nós, possamos aprender e crescer cada vez mais”, destacou Gabriel Cordeiro de Morais, aluno da 1ª Série “B”.

Autores do texto: Maria Clara Santos Mattos (1ª Série B), Tiago Chagas Camilato (1ª Série B), Gabriel Cordeiro de Morais (1ª Série B), Cecília Forech Nascimento Poltronieri (1ª Série B), Luísa Carolyna Rocha Martins (1ª Série A), Isabella Ventura de Oliveira (1ª Série A), Pietro Prandi (1ª Série A), Júlia Martinelli Balan (1ª Série A) e Daniel Moro Pegoretti (2ª Série B).

Edição e Revisão Textual: Alessandro Bitti.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br