CEA: Alunos do Ensino Fundamental confeccionam cartazes de conscientização sobre o “Bullying” em aula de Produção de Texto

CEA: Alunos do Ensino Fundamental confeccionam cartazes de conscientização sobre o “Bullying” em aula de Produção de Texto

Fotos: Divulgação

Com o objetivo de abordar o tema “Bullying” de forma lúdica e didática, as turmas do 3º Ano “A” e “B” do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), participaram de uma atividade especial durante a aula de Produção de Texto, orientada pela professora regente das turmas, Jenniffer Abreu Scopel Alves. A iniciativa foi realizada com as turmas do período matutino, com o envolvimento dos alunos e suas famílias.

Após estudarem o gênero textual “Campanha de Conscientização”, os estudantes do CEA foram desafiados a confeccionar cartazes sobre o tema “Bullying”, com o apoio da família. O trabalho incluiu a criação de mensagens e o uso de imagens para transmitir a importância de combater o bullying nas escolas. O resultado culminou em uma apresentação em sala, onde cada aluno pôde compartilhar o material produzido com os colegas.

Segundo a professora Jenniffer, a atividade teve como base o estudo do gênero textual abordado durante o segundo trimestre. “Dentro da disciplina de Produção de Texto, estudamos vários tipos de gêneros textuais, e durante o 2º trimestre trabalhamos a ‘Campanha de Conscientização’, que é um texto com o objetivo de transmitir uma mensagem através de um formato textual curto e com imagens”, explicou a educadora, responsável pelas turmas do 3º Ano “A” e “B”.

A iniciativa teve impacto positivo entre os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental, que relataram suas impressões sobre a atividade. Para Laura Pessotti Ribeiro Rui, do 3º Ano “A”, a experiência foi enriquecedora e contou com o apoio da família. “Gostei muito da atividade que a professora Jenniffer passou e minha família me ajudou muito”, comentou a aluna.

João Lucas Vicentini Barcelos Breda, também do 3º Ano “A”, destacou a diversão proporcionada pela aula. “Foi muito divertido o conteúdo em sala, pois a apostila mostrou vários tipos de campanhas e isso ajudou em casa quando fui fazer o meu trabalho escolar com minha família”, disse o estudante.

Maria Lis Martinelli Caliman, do 3º Ano “B”, confessou que se sentiu nervosa no início, mas logo se sentiu à vontade com o apoio da professora. “Fiquei nervosa com a atividade, mas no dia da apresentação a professora Jenniffer ajudou e foi fácil”, relatou a aluna do CEA.

Além do aprendizado técnico, o projeto também promoveu reflexões importantes, como expressou Miguel Borges Avancini, do 3º Ano “B”: “Falar desse tema ‘Bullying’ não é fácil, porque muita gente acha que isso é frescura, mas a professora Jenniffer juntou a atividade da sala e fez o tema ficar mais leve, isso é muito importante e gostei muito do trabalho”, afirmou o estudante.

Com essa atividade o CEA reforça a importância de se tratar o tema “Bullying” com sensibilidade desde a infância. A proposta de trabalho escolar feito pela professora Jenniffer Abreu mostrou-se um sucesso ao incentivar as crianças a discutirem temas relevantes de forma leve e acessível, ao mesmo tempo em que fortalecia a interação entre escola e família, por meio de um trabalho educativo e colaborativo.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br