Bate-papo esclarecedor sobre drogas sensibiliza estudantes do Ensino Médio no Centro Educacional de Aracruz

Bate-papo esclarecedor sobre drogas sensibiliza estudantes do Ensino Médio no Centro Educacional de Aracruz

Fotos: Keren Hapuc

Na última semana, os alunos da 1ª Série, turmas “A” e “B”, do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram de um bate-papo esclarecedor sobre o uso de drogas, suas consequências e as escolhas na vida, realizado pelo policial aposentado, da Polícia Militar do Espírito Santo, Carlos José dos Santos, conhecido como Cazé. O evento ocorreu no mini auditório da escola e contou com a presença de docentes e da supervisora escolar, Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini.

Durante a palestra, Cazé adotou uma abordagem descontraída, utilizando uma linguagem acessível aos adolescentes, o que facilitou a compreensão das informações transmitidas. Ele discutiu os perigos das drogas e como elas afetam a vida de jovens e suas famílias, apresentando exemplos de situações do cotidiano. Além disso, destacou a importância das escolhas que os adolescentes fazem ao longo de suas vidas e a necessidade de cuidado ao escolher amizades e em quem confiar.

Um dos pontos enfatizados por Cazé foi a relevância das famílias na vida dos jovens e a importância de ouvir e obedecer aos pais. Ele alertou sobre os perigos de aceitar bebidas e cigarros oferecidos por “amigos” em festas, evidenciando as consequências graves que as escolhas erradas podem acarretar, incluindo a perda da liberdade e, em alguns casos, até mesmo a vida.

O bate-papo teve como objetivo educar, informar, prevenir e conscientizar os estudantes sobre os riscos do uso de drogas. A iniciativa partiu das alunas do 8º período do curso de Ciências Contábeis da FAACZ, Maria Juliana da Conceição Liberato Saccani e Camila Maria Schaeffer Scaquetti, juntamente com o professor Alex Sandro Ferreira Bernardes, responsável pela disciplina de “Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social”.

Maria Juliana, uma das idealizadoras do bate-papo, destacou a motivação por trás da iniciativa: “A ideia da palestra surgiu com uma proposta do prof. Alex de realizarmos um projeto social ou ambiental, para compor nota na disciplina de “Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social”, no qual optamos pelo social. O Cazé é um conhecido nosso do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) da igreja Católica Apostólica Romana, com isso, pensamos na possibilidade de levá-lo à uma instituição de ensino para adolescentes/jovens, para que, assim como nós, compreendessem o mal que essas substâncias podem trazer à vida de cada um, que é o nosso bem mais precioso”.

Os estudantes que participaram do bate-papo também compartilharam suas impressões. Sofia Fernandes Azeredo, aluna da 1ª Série “A”, ressaltou a importância do momento: “A palestra com Cazé foi interessante não só pelo fato de mostrar o resultado das drogas, mas, também, as consequências que o seu uso traz para a vida. Tudo que ele nos mostrou foi uma demonstração do que a realidade é e muita gente não tem noção. Várias vezes podemos pensar que só experimentar não “vai dar nada”, ninguém vai saber, mas sabemos que não devemos olhar para os lados e sim para cima, Deus vê tudo sempre”.

Gabriel Cordeiro de Morais, aluno da 1ª Série “B”, também expressou sua satisfação com a conversa: “O bate-papo foi muito informativo, nos trouxe muito conhecimento. Ele soube interagir com a gente e envolver todo mundo no bate-papo. Deu pra entender muito bem o que foi dito e as fotos nos ajudaram a ver como é a realidade e entender os perigos que o uso das drogas, bebidas alcoólicas e nossas escolhas erradas podem trazer para nossa vida”. 

O bate-papo com o policial aposentado Cazé se mostrou uma experiência impactante para os estudantes do Centro Educacional de Aracruz, promovendo a conscientização sobre os riscos das drogas e incentivando escolhas mais saudáveis em suas vidas.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br