Aula de Campo: Estudantes conhecem o Projeto Tamar de Vitória e o espetáculo “Van Gogh & Impressionistas”

Aula de Campo: Estudantes conhecem o Projeto Tamar de Vitória e o espetáculo “Van Gogh & Impressionistas”

Fotos: Divulgação

Acompanhados pela professora de História e Sociologia, Fernanda Rodrigues Wolkartt, os alunos da 2ª Série do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (ES) participaram de uma aula de campo, que foi realizada na capital do Estado, Vitória (ES). Na ocasião, o grupo do CEA conheceu o Centro de Visitantes da Fundação do Projeto Tamar de Vitória que tem como objetivo desenvolver ações de proteção ao meio ambiente marinho e de sua biodiversidade.

O Centro de Visitantes da Fundação do Projeto Tamar de Vitória é especializado em cuidados e estudos sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Com um roteiro interpretativo o visitante tem acesso a muitas informações a respeito das ações de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies, tudo isso, em espaços temáticos. Além disso, o grupo do CEA teve acesso ao mirante, com vista panorâmica dos principais pontos turísticos da Grande Vitória.

Logo depois, os estudantes do CEA e a professora Fernanda foram conhecer a exposição Lightland, no Shopping Vitória, que trouxe pela primeira vez no Espírito Santo o espetáculo “Van Gogh & Impressionistas”, com projeções 360º em alta definição de grandes obras do artista. A exposição é repleta de efeitos e movimentos realizados com recursos de videografismo, o que, em vários momentos, dá ao público a sensação de “entrar” nos quadros.

O espetáculo é uma emocionante viagem pelo universo das obras de Vincent Van Gogh (1853-1890), como autorretratos, “A Noite Estrelada”, “Quarto de Artes”, dentre outras. Através de uma experiência imersiva, a exposição foi inspirada em grandes atrações internacionais, como o Atelier des Lumières, de Paris, e o Museu de Arte Digital, de Tóquio.

Segundo a professora Fernanda, a aula de campo foi planejada de forma a proporcionar o melhor entendimento dos diversos momentos da História e da Geografia Urbana do Espírito Santo, com destaque para a cidade de Vitória, assim como a conscientização ambiental.

“Para os alunos da 2ª Série do Ensino Médio foi uma oportunidade de vivenciar e compreender a História e a Geografia de modo integrado ao seu contexto e socializar. Esse tipo de atividade proporciona um diferencial no processo de aprendizagem a partir da possibilidade do contato com monumentos arquitetônicos, peças arqueológicas e objetos antigos, sensibilização e educação ambiental, valorização da cultura local que fazem parte da História e da Geografia do Estado do Espírito Santo”, pontuou a docente do CEA.

Como atividade avaliativa complementar os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz montaram uma exposição virtual de fotos produzidas por eles próprios, com os temas: Arquitetura, Meio Ambiente, Informações e Lúdica.

“Durante a aula de campo, presenciamos fatores históricos no crescimento e desenvolvimento que as tartarugas passam dentro e fora da Fundação do Projeto Tamar. Após essa experiência alguns de nós, alunos, visitamos a exposição do pintor Vicente Van Gogh, que está acontecendo no Shopping Vitória, lá presenciamos as obras mais famosas do pintor junto com a sua história de vida. Tudo isso foi um grande aprendizado para mim”, afirmou a estudante da 2ª Série do Ensino Médio, Gabriela Ferreira Mathias.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br