Arte: Estudantes do Ensino Fundamental confeccionam a boneca Abayomi e conhecem a sua origem

Arte: Estudantes do Ensino Fundamental confeccionam a boneca Abayomi e conhecem a sua origem

Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA), confeccionam a boneca Abayomi e conhecem a sua origem nas aulas de Arte a partir do conteúdo “Manifestações da Cultura Afro-brasileira”, ministrada pela professora Dulcinéia Ruy Nossa. “Abayomi é uma palavra da língua iorubá e quer dizer presente precioso. Presentear alguém com uma boneca Abayomi é um ato de amor e significa desejar-lhe muita felicidade e alegria”, explicou a docente do CEA.


A proposta da atividade era para que os estudantes, além de conhecer a origem da boneca, criassem a sua Abayomi, utilizando retalhos de tecidos descartados e escolhessem uma pessoa, em um ato de amor, para presenteá-la com a boneca, desejando muita paz, amor e felicidade.

“Desenvolver essa atividade foi muito legal. Aprender mais sobre a origem da Abayomi foi maravilhoso. Confeccionar a boneca foi bem divertido, também, apesar de ter precisado da ajuda da minha avó. Foi para ela que eu dei a boneca, pois desejo que seja muito feliz”, disse a aluna Giovanna Andrade Azeredo, do 5º Ano.

“Fiz a boneca Abayomi para dar à minha mãe, para representar o amor que tenho por ela. Minha mãe gostou muito, pois essa boneca tem uma história muito bonita, porque mesmo os africanos sendo escravizados arranjaram algum jeito de dar diversão para suas crianças”, relatou a estudante do 5º Ano, Anna Clara Forechi Schmittel.

Para a prof.ª Dulcinéia trabalhar o conteúdo “Manifestações da Cultura Afro-brasileira” é sempre muito gratificante: “Continuamente temos algo novo para apresentar aos alunos e o retorno deles com as atividades propostas nos emocionam. Vê-los apresentando suas bonecas e falando do amor em presentear a pessoa escolhida por eles, me deixou encantada”, destacou a professora de Arte do CEA.

Boneca Abayomi
Abayomi é uma boneca feita pelos povos africanos. Uma das explicações para a origem das Abayomis é que eram feitas pelos negros durante sua viagem para o Brasil. Crianças e adultos passavam muito tempo nas embarcações para atravessar o mar, saindo da África e viajando até a América do Sul.

Para entreter e divertir as crianças, bem como para aliviar o tempo, a tristeza e o sofrimento por abandonarem suas terras e famílias, as mulheres negras criaram a Abayomi. Elas rasgavam pedaços do tecido de suas roupas e confeccionavam a pequena boneca, feita sem costuras, somente com nós e retalhos de pano.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br