Alunos do Ensino Fundamental fazem réplicas de caravelas durante aula de História
Para auxiliar os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, turmas A e B, do Centro Educacional de Aracruz (CEA) no aprendizado da disciplina de História, o professor Maurício de Menezes Matos propôs aos estudantes a confecção de réplicas de caravelas. As caravelas eram o meio de transporte marítimo utilizado, principalmente, no período das Grandes Navegações Europeias e pesavam, em média, de 100 a 400 toneladas.
“As caravelas consistiam em grandes embarcações feitas de madeira. Eram capazes de transportar centenas de homens e toneladas de mercadorias. Possuíam uma ou mais velas grandes e altas de formato, geralmente, retangular. Estas velas eram presas em altos mastros. Usavam velas latinas, que possuíam formato triangular. Esse tipo de vela é apropriado para navegação de contravento. Possuíam de um a quatro mastros”, afirmou o professor de História do CEA.
Maurício, ainda, explicou como o trabalho foi desenvolvido pelos estudantes: “A partir da análise desses meios de transportes, que foram fundamentais para as viagens marítimas os estudantes dos 7º Anos desenvolveram a construção de suas caravelas. Utilizando papelão, palitos de picolé, cola quente, madeiras, dentre outros materiais. Entendendo assim a relevância das tecnologias náuticas para este processo de expansão marítima”, pontuou.
Caravelas
No período das Grandes Navegações Marítimas Europeias (principalmente nos Séculos XV e XVI), as embarcações eram feitas principalmente nos portos de Portugal e na região da Andaluzia, na Espanha. As caravelas mediam cerca de 20 metros de comprimento e pesavam até 400 toneladas. Nessas embarcações, comprimiam-se durante meses de viagem cerca de 60 homens e mais os animais destinados à alimentação, além de armas, munições, alimentos, entre outros. Além das caravelas, existiam também as galés e as naus.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br