Alunos do E.F. participam de debate virtual na aula de Língua Portuguesa

Alunos do E.F. participam de debate virtual na aula de Língua Portuguesa

Na última terça-feira, 12/05, os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram de um debate virtual a respeito da Pena de Morte. A aula foi orientada pela professora de Língua Portuguesa, Nuciala Mognato Tureta, dentro da plataforma online do CEA. O debate foi culminância de um trabalho sobre argumentação e contra-argumentação.


A professora explicou que o trabalho foi organizado em etapas: “A primeira delas foi aprender o que é argumento e quais são as estratégias argumentativas mais eficientes. A segunda, foi uma pesquisa sobre argumentos favoráveis e contrários à pena de morte (a turma foi divida em dois grupos, cada grupo ficou responsável por um tipo de posicionamento). A terceira etapa foi uma vídeoaula sobre argumentação e contra-argumentação dentro de um debate. E a última, o debate para exercitarem as estratégias pesquisadas”.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa: “Durante o debate, os alunos, conforme comandos dados, foram apresentando seus argumentos e contra-argumentos. A aula foi extremamente significativa. A participação dos alunos foi brilhante e atuação deles também. Além de aprenderem o conteúdo proposto, aprenderam também a ouvir o outro, a respeitarem opiniões diferentes das suas e a terem mais consciência coletiva e humana ”, ressaltou.

Heitor Marino Queiroz participou do debate e disse o que achou: “A professora separou a turma em dois grupos, um contra e um a favor. Eu fiquei a favor. Mesmo sabendo que tudo é um trabalho e que a gente realmente não apoiava essa prática. Foi difícil pesquisar e ter que apresentar fatos e opiniões de acordo com o que achamos na internet. Foram vários tipos de argumentos e contra-argumentos. O legal foi que a gente fazia um argumento e sempre tinha alguém para contra-argumentar. No final deu tudo certo, todos colaboraram, e conseguimos aprender sobre estratégias de argumentação”, afirmou o estudante.

“Está sendo muito importante esse tipo de atividade, pois podemos expor nossas opiniões. Tem um benefício muito importante para nós alunos, pois me sinto como se estivesse em sala de aula. Fomos questionados sobre nossa opinião referente ao tema abordado. Os colegas conseguem participar juntos”, relatou o aluno Vitor Blank Ribeiro sobre a atividade realizada.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br