Alunos do CEA têm experiência enriquecedora em aulas de campo na Escola da Ciência: Física e no Projeto Tamar em Vitória

Alunos do CEA têm experiência enriquecedora em aulas de campo na Escola da Ciência: Física e no Projeto Tamar em Vitória

Fotos: Divulgação

Nos dias 21 e 27 de setembro de 2023, os estudantes das 1ª Séries do Ensino Médio, pertencentes às turmas “A” e “B” do Centro Educacional de Aracruz (CEA), tiveram a oportunidade de expandir seus horizontes educacionais com duas emocionantes aulas de campo. Sob a supervisão dos professores, Leonardo Queiroz Laporti (Química), Drielen Hermerly (Física), Dulcinéia Ruy Nossa (Arte) e Leoncio Carlesso Guzzo (Biologia), os estudantes mergulharam em uma experiência interdisciplinar única.

Escola da Ciência: Física – Explorando a Física na prática 

Os alunos do Ensino Médio, da turma “A”, visitaram a Escola da Ciência: Física, localizada no Parque Moscoso, em Vitória/ES, no dia 21 de setembro, e os estudantes da turma “B”, no dia 27 de setembro. Esta instituição é reconhecida por proporcionar aos estudantes a oportunidade de interagir com mais de trinta equipamentos científicos, que auxiliam na compreensão de conceitos físicos de forma lúdica e prática.

Durante a visita, os estudantes tiveram a chance de experimentar e explorar instrumentos científicos pedagógicos, que contribuem para a internalização de conceitos que muitas vezes são abstratos em sala de aula. A experiência proporcionou um aprendizado mais envolvente e prático para as disciplinas de “Física”, “Química” e “Biologia”.

Projeto Tamar – Um encontro com a conservação das Tartarugas Marinhas

 Já no dia 27 de setembro, os alunos do Ensino Médio do CEA, turma “B” embarcaram em uma jornada ao Projeto Tamar, situado na Praça do Papa, também em Vitória/ES. O local foi visitado anteriormente, no dia 21 de setembro, pelos estudantes da turma “A”. Este local é um ponto de referência quando se trata de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas no Brasil.

Os estudantes foram conduzidos por um roteiro interpretativo que ofereceu uma riqueza de informações sobre as ações de preservação das tartarugas marinhas, bem como a biologia das diversas espécies encontradas no litoral brasileiro. Além disso, puderam explorar espaços temáticos que mostram todo o ciclo de vida dessas fascinantes criaturas marinhas.

A visita ao Projeto Tamar não apenas aprofundou o conhecimento dos alunos sobre as tartarugas marinhas, mas também destacou a importância da conservação desses animais e o contínuo monitoramento de suas populações para evitar a extinção. Os estudantes aprenderam a diferenciar a sexagem entre as tartarugas, adquirindo conhecimentos essenciais para a preservação da fauna marinha.

Depoimentos envolventes 

Um dos pontos altos dessa experiência foi a oportunidade para os alunos explorarem conceitos de Biologia e Física na prática, conectando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a realidade. Essas aulas de campo deixaram uma forte impressão nos alunos e professores, que compartilharam seus sentimentos e aprendizados:

Maria Clara Santos Mattos, aluna da 1ª Série “B”, expressou sua gratidão à experiência: “Na minha opinião, e, de acordo com os meus colegas, a nossa ida ao Projeto Tamar, além de nos fortalecer com informações sobre as tartarugas e a vida marinha, bem como a vinda desses animais até a nossa costa marítima, aqui no Espírito Santo, foi uma experiência incrível. Essa aula de campo nos enriqueceu ainda mais de conhecimento e informações importantes sobre os animais que vivem em nossos mares, especialmente, as tartarugas marinhas”. 

A professora de Física, Drielen Hermerly, destacou a importância do aprendizado prático: “A atividade pedagógica de campo na escola de Física proporcionou aos estudantes observarem na prática alguns dos assuntos que fazem parte do estudo da Física e poder “palpar” faz a compreensão e entendimento ser mais absorvido. E, no Projeto Tamar, o aprendizado sobre a necessidade da preservação das tartarugas, e o contínuo monitoramento das espécies para nenhuma ser extinta, além de saber como diferenciar a sexagem entre as tartarugas, foi um complemento fundamental ao conteúdo trabalhado em sala de aula”. 

Essas experiências educacionais fora da sala de aula mostram como a aprendizagem prática e a interdisciplinaridade podem enriquecer o conhecimento dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda e uma apreciação crescente pelo mundo que os rodeia. O Centro Educacional de Aracruz continua comprometido em proporcionar oportunidades educacionais enriquecedoras que inspiram os estudantes a aprender e crescer.

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