Aula de Redação: Estudantes do 9º Ano fazem experimentos para aprenderem a escrever relatórios

Aula de Redação: Estudantes do 9º Ano fazem experimentos para aprenderem a escrever relatórios

Durante a primeira quinzena do mês de setembro, alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental do CEA, Centro Educacional de Aracruz, estão realizando experimentos diversos a fim de aprenderem a escrever dois gêneros textuais: Texto Instrucional e Relatório. O trabalho está sendo orientado pela professora de Língua Portuguesa Nuciala Mognato Tureta.


“As aulas on-line precisam garantir dinamicidade para que os alunos não desanimem de estudar e possam de fato aprender. Atividades que tiram o estudante da frente das telinhas garantem interação com os familiares, além de promoverem significado às teorias debatidas nas aulas ao vivo”, afirma a professora responsável pelo trabalho.

Para o aluno do 9º Ano, turma A, Guilherme Mandeli Neves, “a atividade do vulcão foi interessante porque me fez ter mais curiosidade em pesquisar, ler e depois escrever o texto, ainda podendo reunir a família para fazer a experiência e usar outras matérias como Arte, Química e Português”, pontuou.

Entenda a atividade

O trabalho teve início com análise de textos instrucionais e relatórios de experiências. A partir das análises, os alunos puderam entender a estrutura desses gêneros, seus objetivos e suas características linguísticas. Após esse debate, cada estudante pesquisou e escolheu um tipo de experimento para desenvolver.

A professora Nuciala conta que a atividade desenvolvida na aula de Língua Portuguesa/Produção de Texto dinamiza as aulas on-line e facilita a escrita. “A apresentação dessa atividade está sendo feita por meio de registros de fotos ou vídeos. Já os textos devem ser manuscritos, escaneados e enviados por e-mail para correção”, explicou a docente do CEA.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br