Estudantes do Ensino Médio do CEA participam de palestra esclarecedora sobre o Enem

Estudantes do Ensino Médio do CEA participam de palestra esclarecedora sobre o Enem

Fotos: Alessandro Bitti

Os alunos da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante uma palestra informativa realizada no dia 12 de setembro. A palestra, que aconteceu no auditório da escola, contou com a presença dos professores do CEA e foi conduzida por Patricia Oliveira, assessora pedagógica especializada no Ensino Médio da Somos Educação/Sistema Ético.

A supervisora escolar do CEA, Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini, deu início à palestra, apresentando a palestrante convidada, Patricia Oliveira, aos estudantes e ressaltando a importância de prestarem atenção ao tema abordado. Ana Paula destacou que muitos dos alunos presentes já participarão do Enem em 2024, seja como concluintes do Ensino Médio ou como trainees, utilizando o exame como preparação para o futuro ingresso no Ensino Superior.

Patricia Oliveira, que possui uma vasta experiência em formação de docentes e atendimento clínico e institucional, trouxe informações valiosas sobre o Enem, começando com uma linha do tempo que apresentou a história do exame desde sua criação, em 1998, até 2023, ano em que o Enem digital foi cancelado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) “Anísio Teixeira” devido à baixa adesão e ao alto custo.

Ao longo de sua apresentação, Patricia, que tem ampla experiência em temas educacionais e na preparação para o Enem, lançou questionamentos provocativos aos estudantes do CEA, como: “Afinal, o que é competência e habilidade?”. Ela desafiou os alunos do Ensino Médio a realizarem uma autoavaliação, identificando suas forças, fraquezas, dificuldades e oportunidades por meio de uma análise SWOT, com o objetivo de promover o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Durante a palestra, Patricia explicou a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é utilizada na correção das provas do Enem desde 2009. Ela detalhou como a TRI avalia a coerência pedagógica das respostas, levando em consideração o grau de dificuldade das questões, o nível de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso. A assessora destacou que a TRI prioriza habilidades reflexivas e analíticas, em vez da simples memorização de conteúdos. Ela alertou que o exame atribui cinco notas: As quatro primeiras são calculadas com base na TRI.

“Quem conhece as regras do jogo, jogará melhor!”, afirmou Patricia, destacando que o conhecimento das técnicas e critérios do Enem pode fazer toda a diferença no desempenho dos estudantes. Ela também esclareceu como as notas do Enem são atribuídas: “Quando você faz a prova do Enem, você recebe cinco notas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, que são denominados como avaliação TRI. E, por fim, a nota geral do Enem é o resultado da nota do TRI com a nota da Redação”, explicou a assessora pedagógica.

Outro ponto abordado foi a correção da redação, que é avaliada em cinco critérios e vale até 200 pontos: domínio da norma padrão da Língua Portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, conhecimento necessário para a argumentação, e elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados. Patricia Oliveira alertou os estudantes do Ensino Médio do CEA sobre as situações que podem levar à anulação ou zeramento da redação, como fuga total ao tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e assinatura fora do local designado.

A palestra foi concluída com a apresentação do calendário do Enem 2024, destacando datas importantes como o período de inscrições, pagamento da taxa de inscrição, datas para solicitação de isenção e realização das provas, que acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro de 2024. Patricia ressaltou a necessidade de organização e foco dos estudantes do Ensino Médio do CEA para um bom desempenho no exame que abre portas para o futuro acadêmico, entendendo não apenas as exigências do exame, mas também como utilizar o autoconhecimento a seu favor no processo de preparação.

O evento foi considerado um sucesso e proporcionou aos alunos do Ensino Médio do CEA informações essenciais para se prepararem adequadamente para o exame. Com essa iniciativa, o Centro Educacional de Aracruz reforça seu compromisso em oferecer aos seus estudantes uma educação de qualidade, preparando-os não apenas para o Enem, mas para os desafios acadêmicos e profissionais que enfrentarão no futuro. A palestra foi uma oportunidade valiosa para os alunos se prepararem de maneira mais consciente e estratégica para o Enem.

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