Alunos do Centro Educacional de Aracruz participam de palestra sobre cidadania e poder político

Alunos do Centro Educacional de Aracruz participam de palestra sobre cidadania e poder político

Fotos: Alessandro Bitti

Na manhã do dia 08 de agosto, 112 alunos da 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o papel do ser humano como animal político. A palestra foi ministrada pela professora Brenda Valente, do curso de Direito da FAACZ, e ocorreu no auditório da escola. O evento, que faz parte da disciplina de aprofundamento em “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, contou também com a presença dos professores Matheus Pignaton Nascimento e Fernanda Rodrigues Wolkartt, responsáveis pela disciplina.

Com o tema “Ser Humano como Animal Político”, a palestra buscou aprofundar o entendimento dos alunos sobre a importância do engajamento político e da participação ativa na sociedade. A professora Brenda Valente abordou temas cruciais como a relação entre o homem e a sociedade, a função das leis e da Constituição, o papel dos três poderes, os processos eleitorais, e a importância da participação popular na democracia, e outros aspectos que envolvem o exercício dos direitos e deveres políticos dos cidadãos.

A palestra foi uma atividade complementar ao conteúdo já explorado em sala de aula pelos professores Matheus e Fernanda. A professora Brenda, convidada a pedido da professora Fernanda, trouxe aos alunos reflexões essenciais sobre a natureza política do ser humano e a importância da participação cidadã. Brenda enfatizou com os alunos do CEA a relevância do engajamento político, especialmente entre os jovens, destacando o voto como um exercício essencial de cidadania.

“Vocês, com 16 anos, já possuem uma crítica estabelecida e têm acesso a vastas informações. Precisam saber fazer boas escolhas que, de certa forma, terão impacto em suas vidas”, completou Brenda. Além de explicar a relevância do título de eleitor como documento essencial para o exercício da cidadania. “Vamos correr atrás dessa documentação que é muito importante para o exercício da cidadania e, consequentemente, para exercermos o nosso principal direito político, que é o voto”, destacou Brenda.

Para a professora Brenda, a conscientização dos alunos do Ensino Médio sobre seus direitos e deveres políticos é fundamental. Ela enfatizou a necessidade de entender as funções dos três poderes, a composição e o funcionamento das instituições e a importância da participação popular na construção de uma sociedade democrática. “Vivemos em uma democracia, e o poder emana do povo”, destacou a docente, reforçando a ideia de que a participação política começa com o voto.

Encerrando a palestra, a professora Brenda Valente destacou a necessidade de conscientizar os alunos sobre o papel da participação popular em uma democracia, citando a Constituição Federal de 1988 como um marco na gestão pública que incentiva o exercício pleno da cidadania: “Ela definiu no Brasil um novo modelo de gestão pública, que estimula a participação popular como exercício pleno da cidadania, exigindo a conscientização do indivíduo quanto ao seu verdadeiro papel na busca pela melhoria do bem-estar social”, afirmou a docente do curso de Direito da FAACZ.

A professora Fernanda Wolkartt, ao final da palestra, compartilhou algumas questões levantadas pelos alunos em sala de aula, como a possibilidade de uma alteração no sistema de governo brasileiro, especulada recentemente em redes sociais. Segundo a professora Brenda, uma mudança dessa magnitude, caso venha a ser proposta, deverá ser discutida amplamente pela população em um plebiscito. O evento também foi uma oportunidade para os alunos interessados em seguir a carreira de Direito esclarecerem dúvidas sobre o curso, aproveitando a presença da professora Brenda.

Os alunos do Ensino Médio demonstraram grande interesse durante o encontro, e a palestra foi considerada um sucesso por todos os envolvidos. Bianca Alves Moreira, estudante da 2ª Série do Ensino Médio, compartilhou sua experiência: “Aprendi como os três poderes são fundamentais para a democracia. Saí da palestra com uma compreensão muito maior e um respeito renovado pelo trabalho que esses poderes realizam. Foi uma experiência muito enriquecedora”.

A professora Fernanda concluiu o momento enfatizando a importância de os alunos acessarem informações concretas, especialmente com a proximidade do Enem e de futuras escolhas profissionais. Ela afirmou ainda que a atividade foi uma oportunidade de aprofundar o conteúdo da disciplina. “O objetivo dessa atividade foi proporcionar o acesso a informações sobre a constituição, os três poderes, o funcionamento dos processos eleitorais no Brasil, assim como outros espaços em que o cidadão exerce seus direitos e deveres políticos”, ressaltou a docente do CEA.

O evento cumpriu seu propósito de aprofundar o entendimento dos estudantes sobre seu papel como cidadãos em uma sociedade democrática, fortalecendo o compromisso do CEA com a formação integral de seus alunos. A atividade foi um importante complemento para a disciplina, oferecendo aos estudantes do CEA a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema político brasileiro e a importância do envolvimento cidadão desde a juventude.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br