Descobrindo a Geometria através do Origami: Estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental se aventuram na arte da dobradura

Descobrindo a Geometria através do Origami: Estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental se aventuram na arte da dobradura

Fotos: Divulgação

Os corredores do Centro Educacional de Aracruz (CEA) ecoaram com risadas e o som de papel sendo dobrado enquanto os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental mergulhavam no mundo fascinante do Origami durante suas aulas de Matemática. Sob a orientação do professor Arthur Dutra, as turmas “A”, “B”, “C” e “D” embarcaram em uma jornada criativa para explorar conceitos geométricos de uma forma única e interativa.

Durante as aulas, os estudantes foram desafiados a transformar simples folhas de papel em incríveis modelos de animais, enquanto aprendiam sobre simetria, formas geométricas e se aventuravam na arte milenar de dobrar papel, transformando folhas simples em incríveis modelos de animais. O prof. Arthur enfatizou a importância dessas atividades não apenas para o desenvolvimento de habilidades motoras finas e paciência, mas também para aprofundar a compreensão dos conceitos matemáticos de maneira visual e tangível.

“Através dessas construções, os estudantes não só desenvolveram habilidades motoras finas e paciência, mas também aprofundaram sua compreensão de conceitos matemáticos de forma visual e palpável”, frisou o docente do CEA, responsável pela disciplina de “Matemática”.

O projeto, intitulado “Geometria Dobrada: Explorando Conceitos Matemáticos através do Origami de Animais”, teve como objetivo principal desenvolver a compreensão de conceitos geométricos básicos e habilidades de visualização espacial nos alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental. Integrando a arte japonesa do Origami ao ensino da Geometria, os estudantes puderam visualizar e compreender de forma prática os conceitos abstratos da Geometria, tornando o aprendizado mais interativo e divertido.

A metodologia adotada envolveu uma introdução aos conceitos básicos de Geometria, seguida por oficinas de Origami onde os alunos aprenderam as dobras básicas e criaram modelos de animais, identificando as formas geométricas envolvidas. Os trabalhos produzidos foram expostos durante as próprias aulas, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentar seus modelos, explicar os conceitos geométricos associados e discutir as formas observadas.

Para tornar o projeto uma realidade, foram necessários recursos como papéis de Origami em várias cores, cartazes ilustrativos com conceitos geométricos, livros tutoriais de Origami e um espaço de sala de aula adaptável para as atividades práticas.

Essa iniciativa não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental, mas também demonstrou como a integração de atividades práticas pode tornar o aprendizado de conceitos abstratos mais acessível e envolvente. O Centro Educacional de Aracruz continua a promover abordagens inovadoras para inspirar e educar seus alunos, preparando-os para um futuro de aprendizado contínuo e criatividade.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br