Estudantes da FAACZ promovem conscientização sobre autismo em ação educativa no CEA

Estudantes da FAACZ promovem conscientização sobre autismo em ação educativa no CEA

Fotos: Alessandro Bitti

Em alusão ao abril azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudantes dos cursos de Psicologia e Direito das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) uniram esforços para realizar uma série de atividades educativas no Centro Educacional de Aracruz (CEA). A iniciativa ocorreu no dia 10 de maio, contando com a participação de alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio, recebendo informações valiosas sobre o TEA.

Sob a orientação dos professores Júlia Carvalho dos Santos, do curso de Psicologia, e Ronaldo Félix, do curso de Direito, as universitárias desenvolveram atividades com o objetivo de desmistificar questões relacionadas ao TEA e combater os preconceitos associados ao capacitismo. Entre as estudantes engajadas na ação estavam Taissa Guastti Pignaton, Thalya de Souza Sant’Anna, Erica Pani Miranda, e Julia de Jesus Guimarães, do curso de Psicologia, além de Hanna Dallabianca Veiga, do 1º período de Direito, que abordou aspectos jurídicos do tema.

O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta na infância, afetando principalmente a comunicação, interação social e padrões comportamentais. Devido à sua variabilidade, o termo “espectro” é utilizado para enfatizar a diversidade de manifestações do TEA e a necessidade de um acompanhamento multiprofissional.

Durante a apresentação, as estudantes de Psicologia abordaram os critérios diagnósticos, níveis de suporte que variam de leve a severo, a importância das terapias e os tipos de intervenções disponíveis. Elas explicaram como os profissionais da saúde, como psiquiatras, neurologistas e psicólogos, são essenciais no diagnóstico e no suporte às pessoas com TEA.

No âmbito jurídico, a aluna Hanna Dallabianca Veiga destacou a importância de tornar os conhecimentos legais acessíveis à população. Ela falou sobre legislações nacionais, direitos e garantias individuais, o benefício de prestação continuada para crianças com TEA, além das leis específicas de Aracruz e do Estado do Espírito Santo relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista.

As ações educativas fazem parte das atividades do Comitê de Extensão da FAACZ, do qual os professores Ronaldo e Júlia são membros efetivos. A iniciativa foi projetada para alcançar o público estudantil e contribuir para a eliminação de preconceitos e bullying por meio da disseminação de informações qualificadas.

Este esforço conjunto das estudantes e docentes da FAACZ demonstra o compromisso da instituição em promover a inclusão e a conscientização sobre questões relevantes para a sociedade. A ação fortalece os laços com a comunidade local e contribui para um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br