Estudantes do 6º Ano criam fósseis em aula prática de Ciências no Centro Educacional de Aracruz

Estudantes do 6º Ano criam fósseis em aula prática de Ciências no Centro Educacional de Aracruz

Fotos: Divulgação

Os alunos do 6º Ano, período vespertino, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA) embarcaram em uma jornada fascinante no mundo dos fósseis durante uma aula prática conduzida pelo professor Renan Gonzaga Correa. Sob sua orientação, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos no capítulo 4 da apostila, da disciplina de “Ciências”, que aborda o tema “O interior e a superfície da Terra”.

No laboratório de Ciências, os jovens foram incentivados a criar um fóssil, uma atividade que não apenas os envolveu ativamente no processo de aprendizagem, mas também os ajudou a visualizar de forma tangível os conceitos abordados em sala de aula. Com essa atividade, os alunos transcenderam a teoria e se aventuraram na criação de fósseis, replicando o processo natural que leva à sua formação.

Segundo o docente, os fósseis são essenciais para compreender o passado da Terra, pois são os restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. “Fósseis são verdadeiros tesouros da história do nosso planeta. São os vestígios ou restos de animais e vegetais que, ao longo de milênios, foram preservados nas entranhas das rochas”, explicou entusiasticamente o professor Renan.

“A aula prática teve como objetivo possibilitar que o aluno associasse a teoria com a prática, consolidando, assim, o seu conhecimento teórico sobre esse assunto. Os fósseis são encontrados em rochas sedimentares, um tipo de rocha formada por partículas sedimentares e matéria orgânica que se acumulam e são compactadas ao longo do tempo”, explicou o docente do CEA.

Em um depoimento entusiasmado, a aluna Isabelle Birchler Marinho compartilhou sua experiência com a aula prática sobre tipos de rochas e fósseis. Ela destacou a diversão, a criatividade e a utilidade da aula, afirmando: “Achei essa aula super divertida, legal e criativa. Também, acho que fizemos essa aula para ver a teoria na prática”.

Larisse Moraes de Carli, aluna do 6º Ano do CEA, expressou sua gratidão pelo método de ensino adotado pelo professor Renan, destacando a relevância direta para o conteúdo estudado em sala de aula. Em suas palavras: “O tio fez essa aula com a gente, pois estamos estudando os tipos de rocha, e o fóssil é um tipo de rocha sedimentar. Amei fazer essa aula”.

Por fim, Lorenzo Lopes Forechi, também aluno do 6º Ano, vespertino, ressaltou a importância da aula prática para sua compreensão dos tipos de rochas e a formação de fósseis. Ele expressou sua satisfação em ter uma visão mais clara sobre o assunto, afirmando: “Achei essa aula muito importante, pois nos fez aprender melhor sobre os tipos de rocha. Assim, tive uma noção de como os fósseis são feitos. Essa aula prática foi para vermos que os fósseis são um tipo de rocha sedimentar”.

Essa experiência prática não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre o assunto, mas também estimulou o pensamento crítico e a criatividade, elementos essenciais para uma aprendizagem significativa. Ao criar seus próprios fósseis, os estudantes puderam vivenciar o processo pelo qual os cientistas passam ao estudar e interpretar os vestígios do passado, despertando um interesse renovado pela Ciência e pelo estudo da Terra.

A iniciativa do professor Renan e a participação ativa dos estudantes demonstram a preocupação do CEA em proporcionar uma educação dinâmica e envolvente. Com o sucesso dessa aula prática, o Centro Educacional de Aracruz reforça seu compromisso com a educação de qualidade, proporcionando experiências que vão além das salas de aula tradicionais, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno com criatividade e conhecimento sólido.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br