Alunos do 5º Ano do Centro Educacional de Aracruz exploram o Patrimônio Histórico no Museu de Santa Cruz
Os estudantes dos 5º Anos, das turmas “A” e “B”, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA), embarcaram em uma emocionante jornada educativa ao Museu Histórico de Santa Cruz. Acompanhados pelas professoras regentes, Jenniffer Paluci Barbosa Magalhães e Janaina Aparecida Lopes da Silva, os alunos mergulharam nas riquezas culturais que compõem o passado do município.
A excursão teve como propósito aprofundar o conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental sobre diversas modalidades de fontes históricas, como as imagens, materiais, sonoras, audiovisuais e orais. A intenção foi despertar a curiosidade dos alunos, incentivando o desejo de compreender melhor o conteúdo abordado em sala de aula.
O Museu Histórico de Santa Cruz, um edifício que em tempos passados serviu como Casa de Câmara e cadeia, foi construído entre 1862 e 1876. Antigamente palco de Sessões da Câmara, atividades do Júri e função de prisão, hoje, o Museu Histórico de Santa Cruz tem como missão preservar o patrimônio histórico, artístico e cultural de Aracruz.
A professora Jenniffer Paluci enfatizou a importância de proporcionar essas experiências aos alunos: “Poder oferecer essas aulas de campo aos estudantes do 5º Ano é garantir que a aprendizagem ocorra com muito mais significado”, ressaltou. Alguns alunos do Ensino Fundamental do CEA, também, relataram como foi a aula de campo realizada.
Pedro Gnocchi da Rocha (5º Ano “A”): “Achei o passeio pelo museu muito bom, pois pude aprender mais sobre Dom Pedro II e sua visita a Santa Cruz, sobre a cultura indígena da região e sobre os imigrantes italianos”.
Também aluno do 5º Ano “A”, Mateus Lima dos Santos, disse: “O museu pode não ser muito grande, mas abriga muitas relíquias. É muito legal e útil para conhecermos mais sobre a História e preservá-la”.
Maria Paula Peruch Luppi (5º Ano “B”): “Achei o passeio muito bom. Aprendemos muitas coisas novas, como a urna funerária e a cadeira de Dom Pedro II. Acredito que a aula de campo vale a pena, pois temos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos sobre as fontes históricas”.
Essa visita ao Museu Histórico de Santa Cruz não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também reforçou a importância da preservação do patrimônio histórico para as gerações futuras. O Centro Educacional de Aracruz continua comprometido em proporcionar experiências educativas significativas que vão além dos limites da sala de aula.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br