Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental do CEA visitam o Museu Italiano de Guaraná em aula de campo cultural

Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental do CEA visitam o Museu Italiano de Guaraná em aula de campo cultural

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 4º Ano, turmas “A” e “B”, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) tiveram a oportunidade de mergulhar no passado e explorar a rica herança cultural deixada pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. Através de uma emocionante aula de campo, as crianças visitaram o Museu Italiano de Guaraná, mais conhecido como a Casa de Cultura Angélica Pandolfi.

A aula de campo teve como objetivo expandir o conhecimento adquirido em sala de aula pelos alunos sobre a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil e compreender melhor a influência que esses descendentes exercem na sociedade aracruzense. A iniciativa contou com o apoio das professoras Jenniffer Paluci Barbosa Magalhães e Kamila Biasutti Silva de Lima, juntamente com a auxiliar de sala de aula Nayara da Silva Lopes Rezena, que acompanharam entusiasticamente os alunos durante a atividade.

O Museu Italiano de Guaraná foi montado com doações de objetos e pertences pela comunidade local, com o propósito de preservar a história da região e transmiti-la às futuras gerações. O espaço recria o ambiente de uma típica casa italiana, exibindo peças decorativas, utensílios utilizados na lavoura e outros itens que eram comuns entre os antigos descendentes das famílias locais.

A professora Jenniffer Magalhães expressou sua satisfação com a visita, dizendo: “Foi muito bom ter a oportunidade de proporcionar a visita ao Museu Italiano em Guaraná como forma de mostrar na prática o que os alunos aprenderam em sala de aula sobre costumes e influências dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil, em especial, na nossa região”.

Os alunos também compartilharam suas experiências e impressões da visita. Daniel Machado Larica, do 4º Ano “B”, disse: “Foi muito divertido aprender coisas novas sobre a cultura italiana. Pensei que o hábito de fazer pizza fosse coisa de desenho animado, mas é real. Achei interessante poder ver de perto as moedas: cruzeiros e cruzados”.

Manuela Pissarra do Nascimento, do 4º Ano “A”, comentou: “Foi muito legal, porque vimos muitas coisas antigas. Uma calça da Segunda Guerra, como as pessoas se vestiam antigamente, a cozinha, o quarto, entre outros”.

Nina Sarmenghi Pacheco Riccato, também do 4º Ano “A”, compartilhou sua perspectiva: “Eu achei muito legal porque vimos o quadro do General Aristides Guaraná e as roupas antigas, as moedas e essas coisas não são comuns de se ver hoje em dia, então foi diferente”.

A aula de campo no Museu Italiano de Guaraná proporcionou não apenas um enriquecimento cultural, mas também uma conexão mais profunda com as raízes da comunidade e sua história. Os alunos do CEA saíram da experiência com uma apreciação renovada pela rica herança dos imigrantes italianos em Aracruz e uma compreensão mais profunda das influências culturais que moldaram sua região.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br