Teatro Realista: Alunos do Ensino Fundamental criam cenas curtas do cotidiano durante aula de Arte

Teatro Realista: Alunos do Ensino Fundamental criam cenas curtas do cotidiano durante aula de Arte

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 8º Ano, turmas “A”, “B” e “C”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), desenvolveram uma atividade voltada ao realismo no teatro, tema abordado dentro da disciplina de Arte, ministrada pela professora Dulcineia Ruy Nossa, no conteúdo “Teatro: Cotidiano e Realidade na Arte”. Independentemente da idade, o teatro pode proporcionar ferramentas aos alunos do Ensino Fundamental para que possam lidar melhor com a vida e os acontecimentos do cotidiano de cada um.

De acordo com a professora Néia, o teatro é importante para a formação do ser humano, porque é através dele que o homem se conhece. “No teatro observamos os outros, temos um contato com os outros e a partir deste contato conhecemos a nós mesmos. O teatro é lugar de reflexão sobre a atualidade, é uma busca pela essência do homem. Lugar aberto para criatividade, imaginação e desenvolvimento de potencialidade”, pontuou a docente do CEA.

Para que a atividade fosse realizada as turmas do 8º Ano foram divididas em grupos. Após a divisão, os estudantes escolheram o tema que gostariam de investigar e, em seguida, deveriam criar uma cena curta de improviso, com no máximo 10 minutos de duração, que se relacionasse com questões reais e que fossem próximas deles. Cada grupo pôde trabalhar uma ação cotidiana simples (um encontro de amigos, o recreio na escola, etc.) ou uma questão atual importante seja no âmbito social, político, cultural, dentre outros.

“Foram várias apresentações, uma mais linda que a outra. Quero parabenizar os estudantes dos 8º Anos, turmas “A”, “B” e “C”, pela brilhante atuação em cada cena apresentada. Vocês foram fantásticos. Arrasaram mais uma vez em nossas apresentações. Gratidão é a palavra que fica em meu coração, após a conclusão desta atividade. Por isso, lembrem-se de que vocês são pessoas incríveis e podem realizar qualquer coisa que estejam dispostos a fazer”, afirmou a professora Néia Ruy.

Saiba a opinião dos alunos do Ensino Fundamental sobre a atividade

“Na última semana, as turmas dos 8º Anos foram reunidas para as apresentações das peças de teatro, abordando o cotidiano das pessoas. Todas as peças tinham boa caracterização e uma ótima atuação. Ao menos, no meu grupo houve muita dedicação, para a criação de roteiro e ambientação. Todos os teatros tinham temas interessantes, incluindo até críticas sociais. Parabéns a todos os grupos”. Gabriel Deoclecio Cosme, estudante do 8° Ano “A”

“Os temas das apresentações mostraram situações cotidianas. Me surpreendi com as cenas apresentadas. Eram situações que realmente ocorrem no nosso cotidiano, encenadas de forma diferenciada, porém divertidas e interessantes. Assuntos muitas vezes polêmicos, sendo retratados de maneira prática e, ao mesmo tempo, educativa. Foi uma experiência incrível, tanto para quem assistiu, quanto para quem apresentou. Essa experiência teatral memorável ficará em nossas memórias”. Eyshila Ruella Santana, aluna do 8º Ano “B”

“O trabalho de Arte foi uma experiência muito legal para o grupo. Ele não só ajudou a se enturmar com o grupo, e, sim a compreender o colega, descobrir novos talentos. Confesso que o 8° Ano “C” amou fazer essa atividade”. Sophia da Rocha Matos, estudante do 8° Ano “C”

“Foi legal. A sensação de ter pessoas nos assistindo trouxe nervosismo.   Alguns integrantes do grupo ficaram chateados e ansiosos, por causa da timidez, porém foi uma experiência nova e divertida. A peça foi boa para unir o grupo e nos ajudar a ter um pouco de criatividade e imaginação. O receio de que as pessoas iriam nos julgar era grande, mas, depois, na hora de apresentar foi mais tranquilo. Gostamos muito da peça.  Fiquei ansiosa, com vergonha e com medo, mas, depois, de me apresentar fiquei mais tranquila”, Kayla Silva de Paula, estudante do 8º Ano “A”    

“Nesta atividade, apresentamos cenas curtas do dia a dia, onde tivemos vários temas, desde um dia no supermercado até um debate político. No geral, foi muito bom o tempo que passamos, como sonoplastas, atuações engraçadas, brincadeiras, reflexões e muita descontração. Espero por mais atividades como essa. Agradeço a professora Néia (Arte) por nos mostrar esse lado da Arte, e também aos outros professores que disponibilizaram suas aulas para o desenvolvimento das cenas”. Asafe Rui Crevelin, aluno do 8º Ano “B”

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br