Professora de Educação Física trabalha o ritmo, a expressão corporal e o equilíbrio das crianças

Professora de Educação Física trabalha o ritmo, a expressão corporal e o equilíbrio das crianças

Fotos: Divulgação

Com o aumento da violência no Brasil e no mundo e com o avanço das tecnologias cada vez menos vemos crianças brincando na rua de bola, de corda, de pique-esconde, de pega-pega ou outras brincadeiras tradicionais infantis. Atualmente, as crianças dedicam parte do seu tempo livre em tablets, computadores, televisão, celulares e vídeo games, deixando de lado o brincar que é tão importante para o seu desenvolvimento pleno e saudável.

Para que as brincadeiras tradicionais infantis não se percam totalmente cabe a escola fazer um resgate constante dessas atividades recreativas. Por isso, durante a aula de Educação Física, ministrada pela professora Daniane Santos Portela da Fonseca, no último dia 18, os estudantes do 1º Ano “A”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), orientados pela docente puderam pular corda, na quadra poliesportiva da escola.

A atividade recreativa contou com a participação especial, de cinco alunas do 4º Ano “A”, que ajudaram a professora Daniane a ensinar aos pequenos do 1º Ano, a forma correta de pular corda. De acordo com a docente do CEA, essa atividade teve como objetivo ensinar aos alunos do 1º Ano a pular corda e trabalhar o ritmo, a expressão corporal e o equilíbrio, além de ajudá-los no processo de socialização com outros estudantes da escola.

“Pular corda é uma atividade recreativa que aborda conteúdos relacionados ao ritmo e a expressão corporal. Trabalha nas crianças a habilidade locomotora básica: pular. Além disso, é interessante e divertida, pois leva a valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país. Mostra-se, portanto, importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas, no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos”, explicou a professora de Educação Física do CEA.

Veja a opinião dos pequenos sobre a atividade recreativa

“Eu não sabia pular corda. Achei muito legal quando aprendi”. Maria Eduarda Soares Motta, 1º Ano “A”.

“Aprendi a pular corda e gostei muito. Quero pular mais vezes”. Gabriel Pissinati Moraes, 1º Ano “A”. 

“Eu adorei ensinar aos alunos do 1º Ano “A”. Eles são muito fofos. Foi o melhor recreio da minha vida”. Iris Monteiro Mandeli, 4º Ano “A”. 

“Foi a primeira vez que eles pularam corda. Todos foram muito bem. Gostei muito de bater a corda para os alunos do 1º Ano”. Maisa Nickel Ferreira 4º Ano “A”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br