Estudantes do CEA participam de bate-papo sobre o novo Ensino Médio e itinerários formativos

Estudantes do CEA participam de bate-papo sobre o novo Ensino Médio e itinerários formativos

Alunos da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio conversam sobre itinerários formativos. Fotos: Alessandro Bitti

Os estudantes da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), participaram de um bate-papo, na última segunda-feira (06/02), com a supervisora escolar, Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini, e os professores, Fernanda Rodrigues Wolkartt, Matheus Pignaton Nascimento, Drielen Hemerly e Leôncio Carlesso Guzzo, sobre o Novo Ensino Médio adotado na escola e como irão funcionar as aulas de aprofundamento de Ciências Humanas e suas Tecnologias, bem como de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas aulas serão ministradas pelos professores de Ciências Humanas, Fernanda Rodrigues Wolkartt e Matheus Pignaton Nascimento, em parceria com os professores de Ciências da Natureza, Drielen Hemerly e Leôncio Carlesso Guzzo. O bate-papo entre os estudantes, supervisora escolar e os professores responsáveis pelos itinerários formativos do Novo Ensino Médio aconteceu no auditório da escola.

Segundo a supervisora escolar, o Novo Ensino Médio do CEA terá dois conjuntos de aprendizagens que vão compor o currículo: a Formação Geral Básica (FGB), que é a mesma para todos os estudantes, e os itinerários formativos, que se aprofundam em áreas específicas do conhecimento, de escolha de cada aluno.

Supervisora escolar fala sobre o Novo Ensino Médio adotado no CEA.

“O Novo Ensino Médio é uma proposta de ensino que traz o aluno como protagonista na construção do seu conhecimento, da sua carreira educacional, para que você, enquanto estudante, chegue a fazer uma boa escolha profissional. O Novo Ensino Médio traz uma mudança no arranjo curricular, nas matérias que você, aluno, irá estudar e se aprofundar durante os três anos que irá cursar o Ensino Médio”, explicou Ana Paula. 

Em seguida, a professora Fernanda falou sobre o novo currículo do Ensino Médio, que é formado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por itinerários formativos, que são organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares e fez as seguintes perguntas aos estudantes da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio: 1) O que trouxe você até aqui? 2) O que você está fazendo aqui?

“Teremos um currículo com formação geral e básica que são com disciplinas essenciais, que alunos de qualquer escola irão estudar, como: Matemática, História, etc. A novidade está nos itinerários formativos que são um conjunto de atividades que contemplam a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio, que permitem aprofundamento nas áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, pontuou a docente.

Professores de Ciências Humanas e Ciências da Natureza explicam como serão realizadas as aulas de aprofundamento.

Logo depois, o professor Matheus explicou sobre quais temas serão trabalhados dentro da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. “Essa área do conhecimento vai estar organizada de modo a tematizar e problematizar algumas categorias fundamentais à formação de vocês, enquanto estudantes: Tempo e Espaço; Territórios e Fronteiras; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; Política e Trabalho”, disse Pignaton.

Finalizando o bate-papo, os professores Leôncio e Drielen falaram sobre as competências específicas que serão adquiridas pelos alunos ao participarem das aulas de aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

“Dentro dessa área do conhecimento, vocês, enquanto alunos do Ensino Médio, terão a oportunidade de analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos entre matéria e energia, bem como propor ações individuais e coletivas, que minimizem impactos socioambientais, por exemplo”, explicaram os docentes.

A partir deste ano, o CEA será uma escola multisseriada, ofertando aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de escolha nas áreas de aprofundamento. Os alunos do Ensino Médio em 2023 escolheram qual área específica gostariam de cursar. Desse modo, estudantes de séries diferentes, mas de mesma área irão cursar a disciplina juntos, possibilitando assim maior interação e aprendizado entre os jovens.  Em 2023 o CEA se torna um colégio inovador, tecnológico com ensino multisseriado, uma escola completa para que o jovem alcance seus maiores sonhos.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br