CEA: Professores da FAACZ conversam com alunos do Ensino Médio sobre cursos de graduação

CEA: Professores da FAACZ conversam com alunos do Ensino Médio sobre cursos de graduação

Estudantes do Ensino Médio em mais um Ciclo de Palestras. Fotos: Alessandro Bitti

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras do Projeto “Me preparando para boas escolhas”, os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), conversaram com os professores da FAACZ, Marcos Halasz, Harerton Dourado e Horácio Aguilar, sobre os cursos de graduação ofertados pela faculdade. O bate-papo aconteceu no auditório da escola, no último dia 26.

Na ocasião, os alunos do CEA conheceram os cursos de Engenharias (Civil, de Produção, Mecânica e Química), Arquitetura e Urbanismo, Logística (Superior Tecnólogo) e Direito. A diretora escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, que também é diretora acadêmica da FAACZ, apresentou os professores da faculdade que conversaram com os alunos.

“Hoje, temos aqui alguns coordenadores e professores da FAACZ que irão conversar com vocês sobre alguns dos cursos de graduação que a faculdade oferta já há alguns anos, e que tem feito a diferença no mercado de trabalho de Aracruz e região, assim como, na vida de muitos profissionais que passaram por nossos bancos universitários”, afirmou Recla.

Logo em seguida, o professor e coordenador de ensino da faculdade, Marcos Halasz, falou um pouco da história da Fundação São João Batista (FSJB), mantenedora do Centro Educacional de Aracruz (CEA) e das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), além de dados que colocam a faculdade entre o seleto grupo de grandes instituições de ensino do Espírito Santo.

Prof. Marcos Halaz fala um pouco sobre a história da FAACZ e de sua mantenedora.

Marcos também falou sobre a missão da faculdade e sua infraestrutura, biblioteca digital, estágio internacional, dentre outros assuntos. Foram ainda apresentados pelo prof. Marcos, os programas de bolsas de estudos ofertados, como o Nossa Bolsa e o Prouni, além do FIES e de outros financiamentos, como o Faça Acontecer do Sicoob.

Durante o encontro, Marcos também disse sobre os laboratórios específicos de cada curso para atividades práticas, bem como explicou a diferença entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Falou ainda sobre os Projetos de Iniciação Científica (IC), com bolsas de estudo pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes).

Segundo o prof. Marcos, a pesquisa acadêmica da FAACZ tem por objetivo garantir o cumprimento da missão institucional que visa uma formação de excelência aos acadêmicos de graduação. “A pesquisa é desenvolvida na FAACZ na forma de Iniciação Científica e é conduzida como um instrumento que permite colocar os estudantes de graduação em contato direto com a atividade científica”, explicou Halasz.

Ao final do encontro, o prof. Marcos afirmou que: “Para ajudar os estudantes na procura do estágio a faculdade tem convênio com mais de 560 empresas na área governamental, industrial, de educação e de saúde. Os egressos da FAACZ, no mercado de trabalho, estão no setor industrial, setor público e na área acadêmica”, ressaltou. 

Prof. Harerton e ex-aluno da FAACZ conversam sobre os cursos de Engenharias

Em seguida, o coordenador dos cursos de Engenharias (Civil, de Produção, Mecânica e Química), Arquitetura e Urbanismo, Logística (Superior Tecnólogo), prof. Harerton Dourado, fez uso da palavra, e afirmou: “Vocês, hoje, são privilegiados por morarem aqui em Aracruz. Somos, talvez, a principal região industrial do Estado. Já pensaram na quantidade de indústrias que temos aqui? Tem indústria Química, de Papel, de Mecânica, de Manutenção, de Setor Elétrico, sem falar da questão da Logística para escoar toda essa produção”. 

Harerton continuou dizendo: “Em termo de Logística o Estado e a região de Aracruz são superprivilegiados. Temos, ainda, a indústria de alimentos que nessa região é muito forte. Para quem quer seguir para a área de Engenharias, Logística e Arquitetura a região de Aracruz é um local de muitas oportunidades profissionais. Tudo indica que a partir de agora estaremos entrando em um novo ciclo de desenvolvimento. A FAACZ, hoje, oferece quatro cursos na área de Engenharia, sem contar o de Logística e o de Arquitetura”.

Logo depois, o professor Harerton convidou o egresso de 2018, do curso de Engenharia Mecânica, Renan Demuner Scalzer, para conversar com os alunos do Ensino Médio do CEA e contar como foi a sua trajetória acadêmica na FAACZ.

“Desde que entrei na faculdade em 2013 houve muito trabalho, dedicação e estudo. O curso de Engenharia não é fácil. O sofrimento que passamos durante o curso de graduação é o que nos dá o conhecimento necessário para sermos bons profissionais, pensando e agindo de forma diferente. Além disso, devido ao incentivo que temos da Sudene, Aracruz hoje se torna uma região ainda mais forte. Temos para os próximos anos, o Porto da Imetame e a Suzano, por exemplo, irá criar a sua fábrica de papel. Por isso, quem se preparar agora terá como se candidatar a essas oportunidades quando elas surgirem”, afirmou o ex-aluno da faculdade.  

Prof. Horácio fala sobre o curso de Direito e o VEST FAACZ 2023.

Em seguida, o professor Horácio Aguilar, coordenador do curso de Direito da FAACZ, conversou com os estudantes do Ensino Médio sobre o curso de Direito, perfil do aluno, características gerais das disciplinas estudadas. Horácio falou ainda sobre a carreira e mercado de trabalho na área jurídica, as possibilidades de atuação e as diversas áreas em que o profissional pode atuar.

“O Direito proporciona ao aluno um conhecimento abrangente das leis brasileiras, de modo que o bacharel em Direito possuirá as condições necessárias de entender os direitos e deveres de um cidadão perante a sociedade, o que possibilitará exigi-los. Ao fazer Direito, você entenderá a estrutura do Estado, das normas do país e os impactos dos movimentos sociais nas leis, para compreender porque elas surgiram e qual a sua importância”, afirmou o professor Horácio. 

Na ocasião, o prof. Horácio também falou sobre o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito da FAACZ, onde os universitários colocam em prática o aprendizado adquirido em sala de aula, afirmando ainda o ensino de qualidade do curso, que tem nota máxima (5) no Enade, em uma escala que vai de 1 a 5. Horácio também falou sobre o VEST FAACZ 2023, que se encontra com inscrições abertas, disse ainda que a prova de redação, pode ser feita de forma presencial ou on-line, no dia e horário, de escolha do candidato. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br