Júri Simulado feito por alunos do Ensino Fundamental trabalha interdisciplinaridade

Júri Simulado feito por alunos do Ensino Fundamental trabalha interdisciplinaridade

Fotos: Divulgação

No último dia 21, aconteceu no auditório do Centro Educacional de Aracruz (CEA) a apresentação de um Júri Simulado realizado pelos alunos dos 8º Anos, do Ensino Fundamental, turmas A, B e C. Na representação do Júri foi utilizado como base a experiência social no campo penal e histórico de Napoleão Bonaparte, seu império e seus feitos.

O Júri Simulado promoveu a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares de História e Produção de Texto e teve como objetivo o desenvolvimento do poder de convencimento, abordagem coerente, argumentação, organização, além de proporcionar aos estudantes a simulação de um Júri, viver a postura de advogado, defesa e magistrado.

Segundo o professor de História Matheus Pignaton, o Júri Simulado contribui para os avanços dos educandos em vários sentidos, tais como: oratória, postura, argumentação, bem como a participação do julgamento de Napoleão fazendo o papel de acusação, defesa, e assistência de acusação.

“Planejamos e fizemos com que nossos educandos fossem os protagonistas entre o saber e os componentes curriculares, nossos alunos trabalharam em equipe, apropriando-se do uso de tecnologia para a formulação, organização de provas que tivessem experiências no campo ético, político, histórico, em prol de estabelecer a “intimidade” entre o conhecimento e a experiência social no campo penal e histórico de Napoleão Bonaparte”, relatou Pignaton.

No desenvolvimento do trabalho, os professores de História Matheus Pignaton Nascimento e a professora de Produção de Texto Nuciala Mognato Tureta, evocaram a necessidade da imaginação e, consequentemente, o surgimento da curiosidade dos estudantes dos 8º Anos, do Ensino Fundamental, acerca do império de Napoleão Bonaparte e de seus feitos.

“Todos os envolvidos diretamente no Júri Simulado e os que assistiram aos julgamentos históricos compreenderam que a educação pode e deve ultrapassar os limites da sala de aula e da própria escola. Diversas tecnologias foram utilizadas na busca pelo conhecimento. A verdade é que a vitória no julgamento não mudaria nada na biografia de nenhum dos personagens em questão”, afirmou o professor de História do CEA.

Saiba a opinião dos estudantes do Ensino Fundamental sobre o Júri

“Achei bem legal o Júri Simulado, mesmo que o nosso grupo não tenha ganhado. Gostei bastante da experiência. Não é todo dia que você participa de um julgamento para julgar um personagem histórico”. Helena Pessotti Ribeiro 8º C.

“Foi uma atividade diferente. Eu nunca tinha participado. Achei interessante demais a parte que tivemos que nos vestir igual a um tribunal, e, também, engraçado até as falhas que tivemos e que serviram de aprendizado para que no próximo não façamos igual. Eu, particularmente, gostei da experiência de estar ali com colegas trabalhando em conjunto (e também brigando rsrsrs), bem mais tempo que só um trabalho em grupo, meio que um “projetinho” né. Com certeza faria de novo, mas dessa vez na defesa. Sinceramente, achei que eles foram melhores e tiveram argumentos melhores, mas se o ataque ganhou, por algum motivo foi. Obrigada professor pela experiência”. Luana Lirio Tavares 8º B

“Achei o trabalho do Júri Simulado muito interessante e divertido, pois com ele, além do nosso conhecimento ter aumentado, aprendemos a trabalhar em grupo e ter criatividade nos fatos. Amei ter a experiência de ser advogada por um dia, foi muito divertido poder compartilhar um pouco do nosso conhecimento adquirido na sala de aula, com as outras turmas, e esperamos ansiosamente para mais momentos como esses”. Manuela Rossi Scopel 8º A

“O Júri Simulado foi uma atividade que particularmente gostei muito. A experiência de ter feito a atividade foi muito grande, pois ela pode ajudar a escolhermos o curso de Direito. Na preparação, foi um grande trabalho em grupo, na hora de criar os depoimentos, de fazer o roteiro, a organização de falas e também as vestes. Formando uma experiência inesquecível”. Lorenzzo Xavier Guastti 8º B

“A aula foi bem divertida, a gente pode viver experiências únicas, na qual viramos advogados e testemunhas para defender a causa de Napoleão Bonaparte. Achei um momento muito esquematizado e a gente pode colocar pra fora nosso espírito de debate. Queria agradecer ao CEA e aos professores por realizar aulas diversificadas focadas em aprender o conteúdo de diferentes formas”. Iasmin Mattiuzzi Custódio 8º A

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