Escritor aracruzense conversa com estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental do CEA

Escritor aracruzense conversa com estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental do CEA

Fotos: Divulgação

O escritor Rogério Sarmenghi, membro fundador da Academia Aracruzense de Letras (Acal), conversou com os estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I, do Centro Educacional de Aracruz (CEA),  e as professoras regentes das turmas, no último dia 21. O convite foi feito ao escritor aracruzense pela escola e faz parte do projeto “CEA Literário”, que tem como objetivo desenvolver nas crianças o hábito da leitura.

Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de ter contato com algumas obras do escritor e saber um pouco mais sobre sua trajetória de vida pessoal e profissional. Durante o bate-papo, Rogério compartilhou com os alunos do CEA suas experiências sobre o processo de escrita, incentivando os estudantes a terem um olhar diferenciado para as belezas do município de Aracruz.

“Esse momento foi muito importante para mim. Uma troca de experiência com os professores e alunos do CEA, principalmente, ao possibilitar o incentivo da criança à leitura e à escrita, algo que considero fundamental nos dias de hoje. Por meio da leitura e escrita, possibilitamos aos pequenos conhecerem mundos diferentes e a usarem a criatividade e a imaginação”, ressaltou Sarmenghi.

Além disso, de acordo com o escritor aracruzense: “A escrita possibilita ainda à criança o registro de seus sentimentos, de suas histórias de vida. Criar personagens e histórias de ficção, poemas e poesias. Esse encontro, foi uma grande troca de experiência entre autor e público. Eu, enquanto, escritor aprendo sempre com as crianças e motivá-las, na leitura e na escrita, é uma grande realização pessoal. Um dos meus projetos de vida”, pontuou.

Eduarda do 2º Ano recebeu das mãos do escritor aracruzense o livro “Monsenhor Guilherme Schmitz: Uma lição de vida”.

Em 2022, Rogério lançou o seu primeiro livro infantil “A Turma da Nani apresenta: aventuras turísticas em Aracruz. Segundo o escritor aracruzense, a proposta foi criar uma turma com cinco crianças, de idade média de 10 anos, para fazer um passeio por pontos turísticos e históricos de Aracruz, conhecendo, ainda, um pouco do folclore e da cultura local.

A turma passa por Santa Cruz, praias, aldeias indígenas e Vila do Riacho, onde é recebida por bandas de congo, pelo agroturismo de Jacupemba, por Guaraná, onde conhece a cultura italiana, pela barragem de Santa Maria, pela igrejinha de Monte Serrat e pelo parque do Aricanga. A visita se encerra na praça Monsenhor Guilherme Schmitz. As ilustrações do livro infantil foram feitas, pelo também aracruzense, Felipe Ribeiro.

Já em 2011, o primeiro livro lançado por Rogério foi “Monsenhor Guilherme Schmitz: Uma lição de vida”, que conta a história de vida do pároco de Aracruz, na década de 50, desde a sua vinda da Alemanha até a sua passagem pelo Espírito Santo e sua chegada em nosso município. Durante a conversa com os alunos do CEA, Rogério perguntou quem eram os aniversariantes da semana e os estudantes do Ensino Fundamental que estavam aniversariando ganharam exemplares de algumas obras do autor.

Rafael e Sophia também do 2º Ano receberam um exemplar da obra “A Turma da Nani apresenta: aventuras turísticas em Aracruz”.

Eduarda Sigesmundo Batista, do 2º Ano do Ensino Fundamental que fez aniversário, no dia 22 de setembro, recebeu das mãos do escritor aracruzense o livro “Monsenhor Guilherme Schmitz: Uma lição de vida”, que se tornou um documentário feito pelo próprio autor. Já os estudantes, também do 2º Ano do Ensino Fundamental, Rafael Gnocchi de Souza e Sophia Preisigke Cabidelli receberam um exemplar da obra “A Turma da Nani apresenta: aventuras turísticas em Aracruz. Rafael fez aniversário em 20 de setembro e Sophia em 19 de setembro.

“Foi um bate-papo produtivo, com muitas reflexões e aprendizado, onde o escritor falou sobre o seu trabalho e a importância da leitura na educação. Incentivos como esses são muito importantes, pois despertam ainda mais a curiosidade das crianças sobre o universo literário”, declarou a professora regente do 2º Ano do Ensino Fundamental, Joklécema Zaganelli Araújo Gouvêa Costa.

Para a professora do 3º Ano B, Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini: “Essa aproximação entre escritor e aluno ajuda no seu desenvolvimento cognitivo, pois as crianças deixam de ver o autor de longe e passam a entender que eles também são capazes de escrever suas próprias histórias. Com esse tipo de atividade, queremos estimular os estudantes a conhecerem e valorizarem ainda mais a história, as belezas naturais e riquezas culturais de nossa cidade”, afirmou a docente do CEA. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br