Alunos do CEA trabalham as formas dos “Sólidos Geométricos” por meio de oficina

Alunos do CEA trabalham as formas dos “Sólidos Geométricos” por meio de oficina

Fotos: Divulgação

Orientados pela professora Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira (Dora), os alunos dos 6º Anos, turmas A, B e C, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA), durante as aulas da disciplina de Matemática trabalharam as formas dos “Sólidos Geométricos”.

Segundo a docente, “a Geometria é uma área do conhecimento que envolve o estudo das formas dos objetos no espaço para identificação de padrões. Por isso, sempre que possível utilizo atividades lúdicas para o ensino da Matemática, além de ser uma estratégia que estimula os alunos”, relatou.

“Ao ensinar Geometria é fundamental utilizar métodos de ensino explorando a ludicidade. Nessa atividade, especificamente, os alunos trabalharam o conceito da forma bidimensional (forma plana), utilizando planificações de sólidos conhecidos, por eles, durante as aulas de Matemática, e, de maneira mecânica (utilizando o barbante) passaram essas formas planificadas, para a forma tridimensional”, destacou a professora Dora. 

Citando Walle (2009), a docente do CEA finalizou dizendo: “A Geometria contempla o trabalho com figuras planas, sólidos geométricos, simetrias, localização e movimentação espacial, visualização, representação e ainda o senso espacial ou desenvolvimento do pensamento geométrico. A atividade realizada pelos estudantes foi um momento muito prazeroso e enriquecedor”, afirmou.

Veja a opinião dos alunos sobre o trabalho realizado

“Essa aula foi muito criativa e despertou muitas coisas na minha cabeça. Aprendi que o cubo é um poliedro, fiz um prisma de base triangular, um tetraedro, um paralelepípedo, com muita criatividade. Achei muito legal aprender as formas geométricas assim. Amei a aula”. Ana Clara Puget Lopes, 6º Ano “A”. 

“Achei a aula muito legal, criativa e divertida. Aprendi como montar os poliedros. Gostaria de mais aulas assim”. Alice de Sena Batista, 6º Ano “A”. 

“Gostei muito da aula, foi um jeito muito divertido de aprender conteúdos novos. Foi bom também, pois aprendemos a trabalhar em grupo. Gostei muito do conteúdo, de aprender sobre as formas espaciais, os poliedros. E, o que mais gostei de fazer foi o cubo e o paralelepípedo”. Davi Pereira Batista Ravani, 6º Ano “C”. 

“A aula foi bem criativa, diferenciada de um jeito muito bom. Foi bom trabalhar em grupo, discutir com os colegas. Nós nos ajudamos e isso foi muito importante. Foi legal montar a pirâmide de base triangular e o cubo. Gostei muito da aula”. Pedro Henrique Oliveira Calais, 6º Ano “C”. 

“Gostei da aula, porque foi um jeito bem divertido de aprender esse conteúdo. Eu já sabia alguns conceitos e aprendi mais um pouco. Foi legal ver as planificações se tornando poliedros ao puxar a cordinha. Gostei muito”. Beatriz Tozzi Simões, 6º Ano “C”. 

“Achei bem interessante, porque estudar não é só escrever, ler, resolver exercícios, mas também realizar atividades dinâmicas. Gostei da aula, foi bem produtiva, o conteúdo de Geometria encaixou bem com essa atividade. Aprendi sobre os poliedros, a importância das formas geométricas no dia a dia”. Ana Sara Majesk, 6º Ano “C”. 

“Gostei da atividade foi bem legal, divertido e diferente aprender sobre os poliedros dessa maneira. O conteúdo foi bem interessante”. Tiago Carlesso Zanoni, 6º Ano “C”. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br